sábado, 17 de novembro de 2007

Uma questão de bifes

Vivemos numa fase de mudança, isso é certo. O clima mudou e continua a mudar, e os hábitos e costumes das pessoas também mudam.
Há contudo valores a preservar, valores morais que a Humanidade precisa manter para preservar-se a si mesmo.

Simplesmente, e apesar desta realidade, nem todos o fazem, e a boa educação é um desses valores, que para alguns parece não ter qualquer significado.


Quando duas pessoas se encontram há três situações que podem ocorrer: ambas são bem educadas; apenas uma é bem educada; ou são ambas mal educadas. Vamos ver o que poderia acontecer em cada um destes cenários, num caso hipotético:

Duas pessoas vão a um restaurante. Ambas pedem a mesma coisa, um bife grelhado com batatas fritas, que naturalmente vai custar o mesmo a ambas. Vamos pressupor ainda que ambas estão com muita fome e comem de igual modo.

Uma vez vindas as travessas para a mesa, uma delas possui um bife de boa dimensão com uma boa dose de batatas e arroz. A outra travessa possui um bocado mais de arroz e batatas, de forma a esconder que o bife lá apresentado é bastante menor e com um aspecto mirrado e carquilhento que dá ideia de já ter vários dias.

Retiradas as considerações de uma possível reclamação (porque afinal estamos a falar de uma situação hipotética), o que iria acontecer?

Vamos supor o primeiro caso: Duas pessoas devidamente educadas!

Mandam as regras da boa educação que se deixe a pessoa que nos acompanha servir-se primeiro. Esta situação cria problemas naturalmente, pois se ambos insistirem em cumprir à risca esta regra de boa educação, nenhum se serve.

Mas existe um outro problema, quem vai levar o bife bom?

Ao termos um companheiro que partilha as mesmas regras de boa educação que nós, vai-se aplicar uma outra regra da boa educação que diz que não se deve retirar logo da travessa o melhor deixando o pior para os outros.

Ou seja se nos servirmos nós primeiro porque o companheiro insistiu por ser bem educado, ao sermos nós próprios bem educados vai-nos calhar na mesma o bife mirrado, por não devermos escolher o melhor, mas se o companheiro se servir primeiro por termos sido os mais insistentes, e ele tiver as mesmas regras de conduta de educação, estamos a impingir-lhe o bife mau a ele, situação que as regras de boa educação extrema que estas duas pessoas seguem, não permitem, pois tal seria usar a boa educação para se atingir fins menos correctos (ficar com o bife bom).

Estamos aqui perante um dilema! Num caso destes, uma pessoa que cumpra com as regras da boa educação ou fica com o bife mirrado para si, ou acaba por ser mal educado ao impingir o bife mau e pequeno para o outro.


Segundo caso: Uma pessoa educada e uma pessoa mal educada

Esta é a pior situação. Ao sermos bem educados e deixarmos o outro servir-se primeiro só nos vai acontecer o pior. Vamos comer o bife mirrado! Não há aqui volta a dar!

Terceiro caso: Duas pessoas mal educadas.

Aqui vamos cair no problema do primeiro caso, mas para pior, uma vez que ambas as pessoas se vão atirar ao bife com quanta ganância possuem. Acaba por ser uma questão de rapidez e reflexos ver quem fica com o melhor bife!


Conclusões

A conclusão que se tira, é que se formos educados e o nosso companheiro de almoço também, vamos acabar por ser mal educados para com ele ou comer o bife carquilhento.

Se ele for mal educado, e nós não, comemos o bife mirrado sem hipótese de reclamar.

Se formos mal educados não violamos as nossas regras de conduta e podemos vir a comer o bife bom. Temos pelo menos 50% de hipóteses, mas se forem jogadores de UT como eu, e com reflexos mais elevados as hipóteses aumentam ;)

Aparentemente, pelo menos no que toca a bifes, a boa educação não compensa ;)

4 comentários:

  1. se mandares vir uma posta mirandesa, que te enche um prato inteiro, não há cá desses problemas... e olha que isso de dividir com outra pessoa a travessa da comida não é coisa de homem de pêlo na venta!!! ;D LOL

    ResponderEliminar
  2. E se formos ambos bem-educados e tivermos confiança um com o outro, dividimos ambos os bifes e fica tudo por igual!

    ResponderEliminar
  3. Posso comer o bife pior, mas mantenho a paz de espírito e o amigo ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails