sábado, 30 de janeiro de 2021

Voz mais grave do mundo nem pode ser ouvida

Façam a voz mais grave que conseguirem. Agora imaginem alguém que consegue cantar notas tão graves que nem podem ser ouvidas - sendo esse o caso do actual recordista do Guinness, Tim Storms.


Tim Storms consegue produzir notas com frequências de 0.189 Hz, cerca de 8 oitavas abaixo da oitava mais baixa num piano, e que só podem ser verificadas usando microfones e analisadores de frequências. São notas que nem o próprio cantor consegue ouvir, mas que consegue "sentir" na sua cabeça.




Quanto tinha oito anos, ao ouvir um grupo a capella, considerou ser apenas uma curiosidade conseguir acompanhar com facilidade o cantor que cantava as notas mais graves. Mas só muito mais tarde percebeu que a sua capacidade era especial, quando um especialista o informou que as suas cordas vocais tinham o dobro do comprimento do habitual, e que os músculos em seu redor também permitiam uma gama de movimentos superior ao das pessoas normais. Uma capacidade da qual tem tirado partido na sua carreira como cantor, e como recordista do Guinness.
Daqui por uns anos talvez possa bater o seu próprio recorde, pois a sua voz tem ficado mais grave à medida que envelhece...


... Mas se preferirem o extremo oposto da escala, podem ouvir a nota mais aguda produzida por um humano:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails