segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Marimo - as algas esféricas do Japão


Embora existam em mais alguns locais no mundo, é no Japão que uma estranha e rara forma de algas ganhou maior popularidade. Conhecida como Marimo, tratam-se de algas monofilares que, sob certas condições, conseguem criar um formato esférico que pode atingir 40 cm de diâmetro e se tornou numa atracção.

Estas bolas de algas rolam pelo chão de lagos e lagoas que ofereçam as condições ideais para isso - motivo pelo qual são tão raras de encontrar. No entanto, agora não faltam lojas a vendê-las, embora seja necessário deixar bem claro se se trata de uma esfera Marimo 100% verdadeira, ou apenas uma em que é usada uma bola de plástico revestida com algas. Curiosamente, no caso das Marimo maiores, que podem demorar anos ou décadas a atingir essas dimensões, elas são ocas, já que a luz do sol não penetra mais que 5 cm da sua superfície.

Para quem tiver aquários, ou simplesmente estiver a considerar ter um que não lhe dê trabalho com peixes, pode sempre apostar nestas algas em estilo de jardim aquático. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails