sexta-feira, 22 de março de 2019

Suécia procura alguém para "não fazer nada" o resto da vida


Na Suécia vai abrir uma posição para um emprego que poderá ser o emprego de sonho para muitos. Alguém que irá ter um emprego garantido para o resto da vida (remunerado, obviamente) e onde não tem que fazer nada - ou, dito de forma mais construtiva - poderá fazer (quase) tudo o que bem entender.

No entanto, a função acarreta alguns requisitos básicos. O "empregado" terá que se levantar todos os dias para ir picar o ponto de entrada ao serviço e acender as luzes de uma estação de comboios; e no final do dia marcar a saída e desligar as luzes. Mas é apenas isso. De resto, não têm qualquer obrigação, podendo fazer o que quiserem, e nem sequer tendo que ficar nas instalações. Por esta "árdua" função receberão mais de 2000 euros por mês (com direito a aumentos, férias, reforma, benefícios, etc.) e terão a garantia de emprego vitalício - a não ser que desejem demitir-se. E não, também não poderão arranjar outro emprego para acumular ordenados!

Este emprego é na realidade criado por um projecto de arte experimental que derivou da construção da estação de comboios, que desafiou artistas a criarem algo "único" com um prémio de mais de 660 mil euros. Em vez de uma peça de arte, um duo de artistas suecos avançou com a ideia de usarem esse dinheiro para criarem um "emprego eterno" para uma pessoa que não tivesse que fazer nada. Depois de fazerem umas contas sobre a melhor forma de rentabilizarem o dinheiro, chegaram ao ordenado de 2000 euros, que terá aumento de 3.2% por ano, e que poderá ser pago durante cerca de 120 anos.

Agora é só esperar até 2025, altura em que irão abrir as candidaturas, com a construção da estação a ficar concluída no ano seguinte. Há interessados?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails