terça-feira, 5 de abril de 2016

Mossack Fonseca - a fuga ao fisco ao mais alto nível


Se alguém que ganhe uns poucos milhares de euros por mês faz tudo o que pode para minimizar os impostos que tem que pagar, imagine-se o que farão aqueles que lidam com dezenas, centenas, ou milhares de milhões? Azar dos azares, já não se tem que imaginar, pois foram revelados documentos que demonstram exactamente, preto no branco, esses esquemas - numa rede que incluí CEOs, ministros e até presidentes.

A firma Mossack Fonseca é especialidade na gestão de capitais - leia-se: em formas de fugir aos impostos. Até aqui tudo bem, há mil e uma formas de minimizar o que se paga em impostos usando manobras que, embora possam ser eticamente e socialmente reprováveis, continuam a ser tecnicamente legais; o problema é quando se passa a linha para o outro lado, e se entra no reino da pura ilegalidade, que é os documentos da Mossack Fonseca revelam.

Criação de empresas falsas e anónimas para proteger os milhões de quem quer esconder o seu dinheiro, envolvendo pessoas que vão desde o presidente Russo Putin e sua família, ao primeiro ministro Islandês; entre mais de 70 cabeças de estado, alguns ainda em funções. Vai ser interessante espreitar as repercussões desta mega-revelação... e mais uma vez comprovar-se que, numa altura em que tanto se quer ter acesso à informação de todas as pessoas... a informação acaba por ser também a arma mais odiada pelos "poderosos".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails