domingo, 1 de novembro de 2015

China acaba com lei que limitava casais a só terem 1 filhos (passa a 2)


Quando se reclama do estado das coisas, nem nos lembramos que noutros países do mundo se têm que lidar com coisas como só poder ter um único filho - como acontecia na China, numa polémica lei que finalmente vai ser abolida (ou melhor dizendo, revista.)

Embora existissem algumas excepções, a maioria dos casais chineses estava limitado a ter um único filho (ou filha). Este limite durava desde 1979, tendo como objectivo controlar o crescimento da população, mas tornando-se também numa das medidas mais criticadas pelos grupos de defesa dos direitos Humanos. Em 2013 a lei tinha sido ligeiramente retocada, permitindo que casais tivessem dois filhos desde que algum dos pais fosse filho único, mas agora esta actualização passa a aplicar-se a todo e qualquer casal - mas mantendo o limite de dois filhos máximos.

Falta agora ver se esta actualização permitirá recuperar do desequilíbrio que faz com que na China nasçam mais bebés do sexo masculino do que feminino (118 vs 100) comparado com a média global de 103 a 107 que se considera ser a "natural".

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails