terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bacon, salsichas e enchidos provocam cancro



Más notícias para os apreciadores de carne, a IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Cancro) classificou as carnes vermelhas processadas como sendo causadoras de cancro; as boas notícias, é que nada mudou de ontem para hoje, e não há motivo para pânico.

Como em muitas outras notícias, é fácil pegar numa classificação que coloca produtos como o bacon, presunto e salsichas ao mesmo nível que o tabaco e amianto. Mas, isso será olhar apenas para metade da questão. Ninguém está a dizer que comer uma salsicha é equivalente a fumar um cigarro; o que esta classificação diz é que foi encontrada uma correlação directa entre o consumo destes produtos e uma maior probabilidade de vir a desenvolver cancro no intestino. Algo que afectará aqueles que exageram no seu consumo, e com o valor recomendado diário a ter sido reduzido para as 70g diárias.

Acaba por ser apenas mais um caso que nos relembra que a melhor coisa a fazer é ter moderação e variar aquilo que se consome - porque, como muitos outros estudos já demonstraram, aquilo que nos faz bem... também é capaz de nos matar se for em excesso (ou insuficiência).






Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails