quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Adolescente preso em França por capa satírica ao Charlie Hebdo


O ataque ao Charlie Hebdo veio reacender a questão da liberdade de expressão, e sobre os limites a que tal liberdade deverá - ou não - estar sujeita. Em França, onde se imaginaria que essa liberdade estaria a ser defendida com unhas e dentes, parece estar a acontecer precisamente o contrário, com uma nova onda de perseguição a todos os que ousem tocar no assunto de forma considerada indesejada, sendo automaticamente rotulados de "incitamento ao terrorismo".


A imagem acima mostrada foi criada por um adolescente, que refere que o Charlie Hebdo "não presta" por não ser capaz de parar as balas - e valeu a detenção e acusação do jovem de 16 anos pelo tal incitamento ao terrorismo.

Ora... se estão com dúvidas sobre se a obra deverá ser considerada satírica, ou se será de mau gosto, ou estará a ir "longe demais", deixem-me por a coisa em contexto:


A imagem que o jovem fez não é nada mais nada menos que uma variante daquela que o jornal apresentou na capa aquando dos massacres no Egipto, e onde se refere precisamente que o Corão "não presta" por não parar as balas.


... Afinal, em que ficamos? Pode-se brincar com as religiões e mortes dos outros... mas quando é com coisas do próprio país já dá direito a cadeia?

1 comentário:

  1. Hipocrisia no seu melhor, liberdade de expressão é muito bonita e recomenda-se, mas só quando lhes convém e dependendo do alvo das sátiras/criticas:
    Charlie Hebdo despediu cartonista por anti-semitismo
    http://economico.sapo.pt/noticias/charlie-hebdo-despediu-cartonista-por-antisemitismo_209597.html

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails