quinta-feira, 22 de maio de 2014

França comprou 2000 comboios largos demais para as estações


Para demonstrar que não é só em Portugal que se cometem grande "barretadas", em França temos um caso caricato: encomendaram 2000 comboios... só depois se lembrando que serão largos demais para passarem em nas estações!

Os caminhos de ferro franceses terão agora que gastar mais de 50 milhões de euros adicionais em trabalhos de alargamento das plataformas em mais de 1000 estações e apeadeiros, representando um dos maiores "erros de palmatória" de que há memória (para superarem isso, só mesmo se comprassem submarinos com documentação que desaparece.) O erro deveu-se à empresa ter fornecido as dimensões das plataformas construídas nas décadas mais recentes, esquecendo-se que existem milhares de plataformas com mais de 50 anos, concebidas para comboios mais estreitos.

Mas não é preciso também ser demasiado duro com quem tomou esta decisão. Afinal, estes 50 milhões adicionais para alargar as estações não passam de uma "gota de água" nos mais de 20 mil milhões que serão pagos pelos comboios. Quem nos dera a nós que em muitas obras e projectos, a derrapagem se limitasse a igual proporção....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails