domingo, 9 de março de 2014

Cientistas explicam fenómeno de visualização "extra corporal"


Existem experiências que normalmente são atribuídas a categorias paranormais, como as das pessoas que em situações de quase morte (ou mesmo morte clínica) relatam ver um túnel e/ou luzes; ou as que relatam experiências em que saíram do seu próprio corpo. Agora, cientistas tiveram a oportunidade para analisar em pormenor a actividade cerebral de uma mulher que diz conseguir "sair do seu corpo" sempre que quer durante o próprio evento... e aquilo que descobriram poderá ajudar a explicar este estranho fenómeno.


Durante estes acontecimentos, em que a mulher diz ver-se a ela própria a flutuar fora do seu corpo, os cientistas descobriram que o cérebro tinha "desligado" a parte associada ao processamento habitual da visão, mas em contrapartida estava em actividade em áreas relacionadas com a que nos dão a percepção do nosso próprio corpo e de onde ele se situa relativamente ao ambiente exterior (e que permitem, entre outras coisas, que sejamos capazes de descer escadas mesmo sem olharmos para onde pomos os pés; ou de pegar num copo que pousamos numa mesa mesmo sem olhar para ele).

É algo que tem a sua lógica, e que demonstra que este tipo de experiências, que poderão ocorrer num diverso conjunto de situações (quer auto-induzidas, quer acidentais), poderá criar a sensação de nos "vermos" a nós próprios, parecendo que estamos fora do nosso corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails