sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O efeito "nocebo"


Já todos terão ouvido falar do efeito placebo... mas há outro efeito igualmente curioso, e que tem o inconveniente de ser ligeiramente menos agradável: o efeito "nocebo", que causa dor nos afectados - mesmo se não existe nenhuma causa real para que tal aconteça.

A mente humana é uma coisa curiosa e poderosa: pode fazer com que pessoas se sintam bêbadas depois de beberem bebidas sem álcool depois de lhes dizerem que eram alcoólicas; e de ficarem viciadas em comprimidos que na realidade são completamente inócuos, só por lhes dizerem que são altamente viciantes e que causam desagradáveis efeitos secundários caso parem de os tomar.

Este efeito nocebo é o responsável por fazer com que as pessoas sintam dor se alguém em quem confiam lhes disser que algo vai doer; e o mais curioso é que essa dor é mesmo real e não "imaginada". É também o tipo de efeito que tem criado os fenómenos de pessoas que dizem ser hipersensíveis às redes WiFi e outras coisas do género - podendo também criar casos de contágio em massa simplesmente por sugestão.

... É mais uma coisa que nos relembra que é melhor manter uma atitude positiva e preferir acreditar que as coisas se vão resolver a bem, para nos livrar destas partidas pregadas pelo nosso próprio cérebro!

1 comentário:

  1. Carlos parece-me que ias gostar de dois livro:

    Ciência da Treta e Pipocas com Telemóvel e outras histórias de falsa ciência

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails