domingo, 10 de novembro de 2013

Na China o Big Brother não esconde as câmaras


Já todos sabemos que a China é o local ideal para encontramos material electrónico a preço de saldo, e as câmaras de vigilância não são excepção. O que será excepção é encontrarmos nalgum local do mundo uma instalação como esta, onde para controlar um único cruzamento com semáforos foram aplicadas 60(!) câmaras de vigilância... no mesmo poste!

Sim, é aquilo que estão a ver na imagem em cima... mas duplicado, porque do outro lado também temos outra dose idêntica!


Mas... descansem, pois há uma explicação bem lógica para tudo isto. Se estão a estranhar porque motivo seriam necessárias tantas câmaras num mesmo local, o que se passou é que a cidade fez um concurso para a instalação de câmaras, e por isso colocou os sistemas dos vários fornecedores no mesmo local para poder fazer uma comparação directa entre elas e ver quais seriam as melhores. Quando o teste chegou ao fim as câmaras foram removidas.

Bem... sempre me parece bem melhor do que ter câmaras e radares que depois são deixados ao abandono por não haver dinheiro para renovar os contratos de utilização/manutenção ou lá que é - como acontece na VCI no Porto. (Embora não me pareça que os condutores que por lá passam diariamente se sintam muito incomodados com isso, nem o fornecedor que já terá ganho o seu, e do próximo fornecedor que terá que re-fornecer tudo quando/se algum dia se decidirem a reactivar aquilo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails