terça-feira, 23 de julho de 2013

Os "Meios Aéreos" dos Incêndios em Portugal


Os incêndios são algo bem sério, mas há algo que recorrentemente ouço dizerem nas rádios e televisões e que me faz uma impressão do caraças. Refiro-me à frequente expressão "... e estão a ser assistidos por quatro meios aéreos"! Mas que raio... quem é que se terá lembrado de começar a usar esta expressão absurda - e pior ainda, que raio de jornalistas e repórteres é que insiste em perpetuar essa calamidade da nossa querida língua.

Se ainda utilizassem "meios aéreo" como forma de distinguir os diferentes meios aéreos - como aviões, helicópteros, dirigíveis, e sei lá que mais - ainda vá lá... mas da forma que é dita, não faz qualquer sentido. Melhor seria dizerem que os bombeiros estão a ser assistidos por X aeronaves ou, se quiserem entrar em detalhes, por X aviões e X helicópteros!

Depois admiram-se das notas a Português estarem nos níveis mais baixos de sempre... com exemplos como estes a serem debitados diariamente para cima de todos os portugueses, que mais se poderia esperar? E agora, deixem-me ir ali à agência de viagem, para eles me arranjarem 10 meios aéreos para eu ir de férias este ano.

4 comentários:

  1. Carlos não entendi a tua questão. Além dos meios aéreos há os meios terrestres. São dois termos correctos não entendo o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vires 3 aviões no ar, dizes que são 3 aviões ou 3 "meios aéreos"?

      E tal como referes, é ainda mais caricato quando para os meios terrestres por norma dizerem bem, com algo do tipo: "estão a ser assistidos por 5 viaturas" e não por "5 meios terrestres" como utilizam para os meios aéreos.

      Eliminar
    2. Não, dizem também meios terrestes, e se não o fazem fazem mal, é a terminologia escolhido e é a que deve ser usada. Se fores ao site dos bombeiros é essa terminologia que usam.

      Estás armado em choninhas :P

      Eliminar
    3. Quero é que se deixem de tretas de tentar falar caro so para parecer bem. As vezes dá dó assistir a relatos na radio e tv de bombeiros ou policias que ate se engasgam so para usarem palavras "eloquentes" que só têm o resultado oposto (e errado em muitos casos, como este).

      Mas vindo de um país que redefine o ilimitado e irrevogável, talvez esteja a pedir demais.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails