segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Tribunal vai Decidir se Agricultor pode Plantar Sementes que Comprou


Se pensavam que as patentes e copyrights nos conteúdos digitais estão a tomar proporções completamente absurdas e abusivas, esperem só para ver o que acontece quando são aplicadas aos produtos alimentares alterados geneticamente.

Um agricultor norte-americano está a travar uma batalha que agora chegou ao Supremo Tribunal pelo direito de poder plantar as sementes de soja que comprou. O "problema" é que as sementes que ele comprou são vendidas com o propósito de serem usadas para a alimentação de animais e não para o cultivo - isto, segundo o entendimento da Monsanto, empresa que detém os direitos sobre esta variante de soja alterada para resistir a doenças.

... O que se seguirá caso estas empresas levem todas os seus interesses por diante? Daqui por uns tempos estaremos perante fruta que apenas podemos comer se for cortada com uma faca da mesma marca da empresa que a alterou geneticamente?

Venderam as sementes, agora pertencem ao comprador para fazer o que bem entender com elas... deal with it!

1 comentário:

  1. Isto não é nada, bem pior é quando o agrucultor leva com sementes levada pelo vento para o o sei terreno, semente da mosnsanto claro, e é processado por uso indevido das mesmas, quando é o próprio agricultor que se quer ver livre delas. Acham absurdo? Todos os casos que foram a tribunal a Monsanto ganhou.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails