sábado, 16 de fevereiro de 2013

A Arte de Dobrar Guardanapos


Provavelmente já terão ido a algum almoço ou jantar mais especial, onde os guardanapos estavam dobrados de forma artística. Mas se pensavam que isso estava bem conseguido, esperem só até verem o nível que este artista catalão elevou essa "arte".

No caso de Joan Sallas, podemos dizer definitivamente que dobrar guardanapos é mesmo uma forma de arte. Autênticos origami de tecidos, a arte de dobrar guardanapos e papeis é algo que curiosamente não teve origem no oriente, pois já era praticado nas cortes europeias há quase 500 anos. Para Sallas, o principal desafio é descobrir como conseguir criar os objectos pretendidos, numa arte cuja técnica elaborada se foi perdendo ao longo dos tempos e que ele tenta agora redescobrir.


O que é certo é que olhando para o nível de detalhe que as suas criações atingem... seria uma pena ter guardanapos assim em cima da mesa que tivéssemos que desdobrar para usar.


Felizmente (ou infelizmente), será pouco provável que alguma vez tenhamos que passar por isso... e que os guardanapos que nos cheguem às mãos estejam simplesmente dobrados em 2 ou 4 partes, sem componente "artística" deste gabarito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails