domingo, 18 de novembro de 2012

Proibição de Fumar Reduz Ataques Cardíacos


Num pequeno condado no Minesota (EUA), a proibição total de fumar em restaurantes, bares e locais de trabalho parece já estar a revelar os efeitos no benefício da saúde para a população: com uma redução no número de morte devido a ataques cardíacos.

Resultados curiosos, pois a fase inicial - onde o tabaco tinha sido proibido apenas em restaurantes - não tinha conseguido atingir qualquer efeito positivo mensurável.

Os investigadores acreditam que isto é prova conclusiva do efeito negativo que o fumo passivo tem, enquanto se está no local de trabalho, e onde um ou dois fumadores poderão "contaminar" dezenas de pessoas - e também em parte devido ao facto de que, mesmo as pessoas que continuam a fumar (e dão umas escapadinhas ao exterior para fumar os seus cigarros, por norma o fazem com menor frequência, reduzindo o número de cigarros que fumam a cada dia.)

O próximo passo parece ser legislação sobre os condomínios multi-residenciais que têm ventilação partilhada, e onde o fumo de uns poderá contaminar o ar que os seus vizinhos respiram (eu que o diga, que por vezes tenho a casa de banho a cheira a fumo, de um dos meus vizinhos de baixo - sim, é construção "de qualidade"... e onde em vez de tubos de respiração independentes, está tudo ligado ao mesmo... pfff...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails