segunda-feira, 25 de junho de 2012

Compro o que é Nosso: Made in Portugal?


Já sabemos que o marketing e a publicidade raramente ligam a coisa como a verdade, a decência, ou o simples respeito pelos potenciais clientes, e que tudo serve como artifício para tentar aumentar as vendas.

Mesmo não sendo profundamente nacionalista, acho que faz todo o sentido ajudar a economia nacional, comprando coisas "made in Portugal" sempre que possível. Daí que numa das minhas últimas aquisições tenha ficado um pouco surpreendido... e baralhado.

Comprei uns calções de banho na Sportzone, que exibiam em primeiro plano uma grande etiqueta que tapava todas as outras dizendo: "COMPRO O QUE É NOSSO. MADE IN PORTUGAL."

Como não sou o tipo de cliente que "esmiuça" as coisas, olhei para o preço, olhei para o tamanho, vi esta etiqueta... e siga.

No entanto, eis que chegado a casa, e ao olhar mais atentamente para a restante "papelada" que se escondia por trás desta primeira etiqueta, me deparo com uma situação curiosa: é que logo atrás desta descubro outra etiqueta que diz "MADE IN ITALY".

Afinal... em que é que ficamos? É made in Portugal ou é made in Italy?

Melhor ainda, pergunto como é que se pode permitir que tal aconteça?

Se é suposto termos uma ASAE que olha por estas coisas... não será tempo de, em vez de andarem a azucrinar o pequeno comércio, muitas vezes por causa de regras de carácter altamente duvidoso, não seria melhor começarem a visitar as grandes superfícies comerciais, e - aí sim - "esmiuçarem" bem tudo aquilo que se passa?

Ou então, talvez seja eu que estou enganado... e isto do "comprar o que é nosso" não passe de mais uma treta atirada para o ar apenas para enganar os pobres dos consumidores, e que possa servir para tapar as etiquetas que dizem que afinal isto foi feito em qualquer outro país.

6 comentários:

  1. Também já me passaram pelas mãos "made ins" desses. Costumo olhar sobretudo ao 560 do código de barras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O código 560 também pode enganar. Por exemplo, no caso de produtos alimentares, basta que seja embalado em Portugal para levar um 560.

      Eliminar
  2. De alguma forma, parece-me aproveitamento por parte de algumas marcas/comerciantes menos honestos - o que não invalida a necessidade de controlo/fiscalização, claro.

    ResponderEliminar
  3. Penso que o que quer dizer é que o tecido especial utilizado é feito na Itália

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltará então saber onde foram feitas as agulhas que depois são usadas para coser a coisa, e a linha, e as estampagens, e as...
      :)

      Eliminar
  4. É comum esse tipo de etiqueta quando são utilizados têxteis técnicos ou tecnologias de marca registada, como Goretex, etc.
    Não sei se são obrigados ou simplesmente está lá para conferir maior grau de confiança ao comprador.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails