quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Entrada Norte de Sta.Apolónia


Lisboa é uma capital europeia, que figura até na lista de recomendações de muitos guias turísticos, e que atrai centenas de milhar de pessoas anualmente - tanto estrangeiros, como também de portugueses que lá chegam dos quatro cantos do país.

No entanto, para cerca de 11 mil pessoas que lá vivem e que diariamente tentam chegar à estação de Stª Apolónia... a sua vida é um desespero - e um verdadeiro acidente à espera de acontecer.

É que para lá chegarem têm que percorrer 150 metros - que no papel podem parecer ridículos - mas que na prática se traduzem num verdadeiro atentado à segurança pública.


Como se pode ver nas imagens... estes 150 metros percorridos em estreitos passeios fazem temer que a cada passo dado se possa ser confrontado com um "encontro imediato" com um qualquer veículo - para não falar do que acontecerá caso levem um carrinho de bébé, ou tenham que se cruzar com outra pessoa; ou tão simplesmente que se aventurem a levar um guarda-chuva aberto em dia de chuva!

Felizmente já há um movimento cívico denominado "Entrada Norte" que procura sensibilizar a Refer para que se resolva esta situação - de preferência antes que aconteça alguma desgraça que poderia ser facilmente evitável.

A acessibilidade actual da Estação de Santa Apolónia em Lisboa é propícia a acidentes por obrigar os utentes a percorrer 150 metros de uma rua com passeios de largura inferior a 50 cms o que é manifestamente insuficiente para garantir quaisquer condições de segurança para os peões.

Em alternativa a esta situação pode ser criada uma “Entrada Norte”, através do CORTE DO MURO NORTE da estação, abrindo assim uma entrada directamente para o Cais 1, um local adequado aos passageiros, com acesso facilitado à passagem subterrânea que permite aceder às restantes linhas.

Se estão solidários com este movimento, no próximo dia 15 de Maio pelas 19h irá realizar-se a Marcha dos Atropelados, para tentar dar maior visibilidade a esta pretensão... e acima de tudo, a uma rápida resolução deste problema que afecta milhares de pessoas diariamente.

4 comentários:

  1. Ridículo...
    O que vale é que do outro lado há uma pizzaria maravilhosa!... Huuuuuummmm...

    ResponderEliminar
  2. Ridículo...
    O que vale é que do outro lado há uma pizzaria maravilhosa!... Huuuuuummmm...

    ResponderEliminar
  3. São demasiados anos assim, era miúdo e já era assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... mas se há coisas que se podem mudar para melhor... há que lutar por elas.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails