sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ainda o Pingo Doce


A campanha do Pingo Doce continua a dar que falar... desde o suposto desconhecimento do presidente do Grupo (que diz que a campanha foi mantida em tal segredo que nem ele sabia o que se iria passar), à acção mediaticamente rápida da ASAE, que diz ter detectado pelo menos 3 produtos a serem vendidos abaixo do preço de custo - o que constituirá algo denominado de "dumping"... e que poderá representar o ridículo valor de 30,000€ em multas!

Seria interessante ter, como termo comparativo, o valor da facturação do Pingo Doce só no dia da promoção. E nem vamos falar de lucros... já que, se a ASAE apenas detectou 3 produtos a ser vendidos abaixo do preço de custo; é sinal que todos os outros continuaram a dar lucro... mesmo com o desconto de 50%! Ou seja, a margem na maioria dos produtos é superior a 100%... algo que será sempre interessante ficar a conhecer (e divulgar.)

Pessoalmente, desconhecia isso... Sei que em muitas áreas, como as do vesturário, são normais margens de lucro na ordem dos 200 e 300%, e que por isso mesmo depois se podem fazer saldos com descontos de "70%"... mas pensava que na indústria alimentar e nos supermercados, as margens fossem bastante inferiores. Ao que parece, estava completamente errado.

... e com esta descoberta, aqueles aparentes "favores" que o Pingo Doce (ou outros) faziam, de manter os preços inalterados quando o IVA sobe, acabam por revelar também a dimensão insignificante que têm...

Embora seja completamente a favor que as empresas ganhem dinheiro... penso também que seria apenas justo que as proporções dos ganhos fossem mais equatitavamente distribuidas por toda a cadeia de produção. Será justo que o vendedor final ganhe 100 ou 200% sobre um bem cujo produtor terá recebido apenas uma ínfima porção?... Poderá dizer-se que é a economia de mercado a funcionar; mas também parece ser claro que a nossa "economia" anda bastante doente há algum tempo... (a averiguar pelas "curas" de austeridade que nos têm aplicado...)

2 comentários:

  1. É normal o desconhecimento geral da população dessa margens. Eu tenho essa noção, uma vez que tenho comerciantes na familia - vulgarmente desginados pro merceeiros - e que conseguem ter alguns produtos a preços inferiores do PIngo Doce, Jumbo e Continente. E tendo em conta a diferença nas quantidades compradas por uns e outros...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails