sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Cartão do Cidadão

Resolvi entrar em 2012 com o pé direito e cara lavada... e para isso nada melhor do que aderir ao futuro e passar a ser um orgulhoso possuidor dos novos cartões do cidadão - ou seja, melhor dizendo, o meu BI dos antigos expirou, e tinha que ser de qualquer maneira.

Não posso dizer que vá ter saudades do BI antigo, que para além do seu tamanho nada portátil era também sinónimo das idas à conservatória e de sair de lá com os dedos borratados de tinta.

Agora, tudo é mais moderno... Para começar fiquei surpreendido pela possibilidade de se poder telefonar para a loja do cidadão e poder marcar a reservar dia e hora para ser atendido. Isto é... tentar fazê-lo. Já que no meu caso só tive vaga quase um mês mais tarde do que pretendia. Mas, é positivo! É muilto melhor que ir às cegas, e perder horas e mais horas naquilo.

Felizmente, quando fui, as coisas estavam bastante calmas e vazias. Fui logo chamado, e graças às vantagens do digital, a fotografia é feita na hora... Mandaram-me por na "linha"... e vi logo que não ia correr bem. Não é que eu seja um tipo alto (1,79m) mas vi logo que ficava com a cabeça cortada... Tanta tecnologia e não fazem a coisa de maneira a que seja automaticamente ajustável para pessoas de todas as idades e alturas? Como é que eles fazem com as crianças, metem um banquinho? Um passo para trás, e pronto... lá se resolveu a questão da cabeça... e passamos à fase seguinte.

A assinatura.

A assinatura é também ela digital, e captada usando uma caneta especial, à medida que assinamos num pedaço de papel. Para minha sorte, tinha a tinta que acabar a meio da primeira tentativa...

A funcionária (extremamente simpática, diga-se) bem me dizia que não fazia mal, que podia continuar a escrever... Mas desculpem lá... estar a assinar sem ver o que se está a escrever, lixou-me um bocado os planos.

Conclusão... só praí à 4ª ou 5ª tentativa, assinando sem ver o que estava a escrever, é que a coisa lá saiu minimamente decente...

Mais uns scans digitais das impressões digitais, e ficou o assunto arrumado... e agora só tenho que esperar que o cartão fique pronto, para me poder aventurar nas tretas dos certificados digitais que aquilo contém, e ver até que ponto é que são práticos de utilizar...

7 comentários:

  1. Ficaste favorecido na fotografia :) com muito mais cabelo lol

    ResponderEliminar
  2. desejo-te sorte no win7 e em linux 64 bits no 2º ando a tentar e não consigo.

    ResponderEliminar
  3. Posso dizer ue ja trabalhei num projecto em que utilizava o cartão de cidadão como sistema de autenticação e nao obtive la grande sucesso.
    Mais ainda, nao percas os codigos pin (como eu) porque para pedir codigos novos são 16€ que se pagam, ou seja, fazer um cartão novo.. Nada cómodo.

    Se for preciso explicações de alguma coisa é só mandar um mail.
    Zedblade.santos@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Posso dizer ue ja trabalhei num projecto em que utilizava o cartão de cidadão como sistema de autenticação e nao obtive la grande sucesso.
    Mais ainda, nao percas os codigos pin (como eu) porque para pedir codigos novos são 16€ que se pagam, ou seja, fazer um cartão novo.. Nada cómodo.

    Se for preciso explicações de alguma coisa é só mandar um mail.
    Zedblade.santos@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Um bocado estranho a cena da fotografia, as máquinas são motorizadas e o painel sobe e desce para ajustar a câmara à altura da pessoa. Só se a funcionária que la estava não sabia operar isso devidente!

    ResponderEliminar
  6. Um bocado estranho a cena da fotografia, as máquinas são motorizadas e o painel sobe e desce para ajustar a câmara à altura da pessoa. Só se a funcionária que la estava não sabia operar isso devidente!

    ResponderEliminar
  7. Pela mesma razão (BI antigo caducado) também sou possuidor do novo cartão de cidadão desde o ano passado. Em comparação com a tua experiência, posso dizer-te que marquei por telefone de um dia para o outro, com hora marcada (e cumprida ao minuto), penso que na conservatória do registo predial de Gaia. Atendimento impecável, máquina cooperante com a minha altura (depois de regulação pela funcionária), assinatura e impressões digitais sem dramas.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails