segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Como Ganhar Dinheiro Fácil

... se forem concessionários das SCUTs!

Sinto-me roubado.

No outro dia recebo uma carta com aviso de recepção (dá logo para ver que não seria coisa boa) de uma tal "Ascendi". Sinceramente, até pensei que fosse uma qualquer empresa de elevadores que estivesse a chatear por causa dos problemas de condomínio (ainda temos blocos que, há mais de 10 anos permanecem sem elevadores - mas isso é outro assunto.)

Mas não, afinal esta empresa tem um negócio muito mais "rente ao chão", e avisa-me de que eu tinha pagamentos em falta nas SCUTs.

Ora... considerando que eu tenho o dispositivo identificador electrónico desde sempre, e que ele se farta de apitar sempre que passo num dos pórticos, não estou a imaginar como é que tal será possível. Mas... o mais caricato, é que recebo agora este aviso, referente a uma passagem supostamente efectuada em Dezembro de 2010! Ou seja, há quase um ano atrás.

Não sabendo eu por onde andei há 1 mês atrás, como poderei eu lembrar-me por onde andava em Dezembro do ano passado?

Claro que, de nada custaria pagar os 40 ou 50 cêntimos "em falta"... Só que agora estes vêm acompanhados dos custos administrativos, que para uma despesa de 1 euro e pouco (acusam-me de não ter pago 3 passagens), resultam num total de mais de 8€!

Hipóteses:

  • Reclamar que isto não tem cabimento. Que tenho o dispositivo que me impingiram, e que tem funcionado bem desde sempre em todas as passagens, e que se falhou dessas vezes como poderia eu adivinhar que tal aconteceu? Perder tempo (e dinheiro) em cartas e telefonemas, esperando que a lógica prevaleça e se faça justiça...
  • Ou pagar os 8€ e ficar o assunto arrumado; até que daqui por 1 ano esteja novamente sujeito a pagar qualquer outra conta que estes senhores decidam mandar...

Não há dúvida que este será um dos melhores métodos de facturação fácil - bastaria mandar uns milhares de cartas deste tipo por mês, e imagino qual será a percentagem de pessoas que pagará apenas para nem se chatear mais com o assunto: mesmo que eventualmente até já tenham pago a passagem no dia em questão; ou até nem sequer lá tendo passado!
Mesmo que metade dos "notificados" se recuse a pensar e se decida a enfrentar as dores de cabeça, o lucro dos restantes será mais que suficiente para que tal táctica continue a resultar...

Portanto, a minha pergunta é: para que raio servem estes avançados sistemas electrónicos que nos impingem/obrigam a usar; se depois estamos sujeitos a ter que pagar taxas extras e "despesas administrativas" de passagens que alegdamente fizemos há mais de 10 meses atrás???

6 comentários:

  1. Aconteceu-me tal e qual o mesmo.
    Optei por reclamar. Tenho ali o registo nos CTT da reclamação mas NUNCA obtive qualquer resposta, isto mesmo passados mais de 6 meses de a ter enviado. Pelo que parece, "resolve".

    ResponderEliminar
  2. @Pinheiro

    Eu que até já estava quase a "ceder", com a tua resposta fico remotivado para lhes mandar uma reclamação por escrito.

    ResponderEliminar
  3. Não pagues pá, com esses custos administrativos até têm de mandar uma foto com a tua cara lá dentro e a sorrir nem que seja por photoshop.

    ResponderEliminar
  4. Se não te quiseres chatear muito, sempre tens a reclamação no site deles: http://www.ascendi.pt/forms/form.php
    Give it a go!

    ResponderEliminar
  5. Eu recebi uma igual e, depois de aconselhado por uma pessoa de família, tentei pagar e fazer a reclamação depois...

    Só que tentei fazê-lo já após o prazo - para azar deles e sorte minha.

    Enviei-lhes um mail a dizer que queria pagar embora refutasse o pedido de pagamento que não considerava válido.

    Cerca de 1 mês depois recebi a resposta - também por email - indicando:

    "... informamos que por razões técnicas aquando da passagem, não foi possível debitar a mesma no dispositivo electrónico associado, pelo que se confirma fundamento para a sua exposição.

    Face ao exposto, informamos que a situação foi regularizada, e à presente data a passagem já se encontra debitada no seu dispositivo electrónico.

    Assim, solicitamos que considere o processo de notificação supra referido arquivado."

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails