sábado, 25 de junho de 2011

Túnel Gaia-Porto


Não sei até que ponto é que as contas públicas andam "afundadas", mas... eis que Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara de Gaia, diz que seria interessante uma nova ligação entre Porto e Gaia, mesmo na zona da foz... e por intermédio de um túnel sob o rio Douro.

Nem se pode dizer que seja uma obra megalómana... já que tem um custo de "apenas" 54 milhões de euros. Uma ninharia face ao dinheiro que se gasta em auto-estradas e scuts, e uma gota de água num universo de um TGV ou novo aeroporto.

Mas, claro... se tal alguma vez se concretizar, fica já o aviso que será um túnel portajado - o que me faria antever que, perante um preço abusivo como os que habitualmente se praticam... o túnel acabaria por ficar cheio... de ar; com os automobilistas a preferirem tentar a sua sorte via a Ponte D.Luis ou ponte da Arrábida.

Mas que a ideia dá que pensar... lá isso dá. Uma ligação daquela zona de Gaia à Foz do Porto... seria de luxo! :)

3 comentários:

  1. Se for como o preço aberrante do teleférico bem pode ficar com ele. Especialmente porque 50M € para essa obra é o que custa um viaduto pequenito. Acho valores comportáveis para uma autarquia. Então não gastam assim uns 30M em piscinas de 25 metros ?

    Já agora isso iria impulsionar o comércio da marginal atlântica dos dois lados. Não chegariam os impostos ?

    E estou a ver se a portagem seria como as SCUTs. Paga or else...

    ResponderEliminar
  2. Nao faz qualquer sentido haver portagem num tunel assim. Tal como nao ha portagem nas outras pontes que ligam Gaia e Porto.
    Ja pagamos impostos e, se a camara acha que necessitamos de um tunel para ligar as nossas cidades, vou partir do pressuposto que estao a fazer o seu trabalho e que o implementem com os nossos impostos.

    Se nao ha dinheiro, nao se faz.

    ResponderEliminar
  3. Não de luxo, mas um luxo. Desnecessário, talvez.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails