segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Internet no País Real [Portugal]

Tenho que admitir que estou muito mal habituado. Acho "normal" ter uma ligação à internet a mais de 20Mbits em casa, e na rua ter rede 3G com qualidade em todo o lado - suficiente para me manter ligado ao mundo.

No entanto, tendo fugido da cidade para um fim-de-semana prolongado, eis que me precavi com a tradicional panóplia de carregadores e equipamento "mobile" necessário (ou melhor dizendo, não necessário, mas... desejável) para uma sobrevivência tecnológica.

Mas, eis que estas miniférias rapidamente demonstraram ser mesmo "férias". Pois rapidamente descobri que no local onde fiquei as coisas eram bem diferentes daquilo a que se está habituado "na civilização".
Poderei ter ficado num "triângulo das bermudas" da Internet em Covide (Terras de Bouro, Gerês), mas o que é certo é que perdi logo as esperanças de poder fazer fosse o que fosse via internet - o que nem foi assim tão mau, pois a ideia era estar de férias, certo?

Rede da Optimus?... Nem vê-la. Zapp?... Também nem dava sinal de vida. A Vodafone era a única que ainda surgia em 3G... mas só na rua, dentro de casa baixava logo para 2G (bem, aqui tenho que admitir que também em minha casa acontece o mesmo.)

Portanto, a minha pergunta é... em vez de se andar a investir em TGVs, redes 4G, e sei lá que mais... Não seria talvez melhor garantirmos que todos os portugueses pudessem ter acesso às coisas que já existem - e fazer com que funcionem como é suposto?

(Por exemplo, de que adianta estar a vender banda larga móvel a 42Mbits, quando na realidade poucas/nenhumas vezes conseguimos sequer ter velocidades de 3 ou 4Mbits efectivas?)

Seja como for, fico bastante satisfeito por ver que mesmo em pequenas povoações como Covide, existem cada vez mais casa recuperadas e pessoas interessadas e manter a história do nosso Portugal... que tantas vezes fica desleixado e acaba em ruínas.

4 comentários:

  1. Uma pessoa não pode ao mesmo tempo pedir menos impostos e mais intervenção do estado. Portugal até tem das melhores coberturas em todos os aspectos.

    ResponderEliminar
  2. @Nuno José,
    Melhores coberturas lá para o litoral. Aqui nas Beiras a cobertura 3G é fraquinha. Relativamente aos investimentos, cobra-se é às operadoras e não ao estado.

    ResponderEliminar
  3. Ainda me lembro das primeiras experiências com 3g aqui em casa, quando nos mudamos cá para cima...só com os estores abertos e perto da janela senão nada ;)

    Não esquecer também que graças às zonas SAPO, aqui pagam-se mais de 41,99 por 12MB de ADSL ( cujo preço "normal" é 20,99)...
    é que além da mensalidade ADSL ser mais cara para a mesma velocidade ainda se paga assinatura telefónica.

    Espero que a Troika não esteja só preocupada com as comunicações móveis...e que quando se fala em combater assimetrias se estejam também a referir ao ADSL...;)

    ResponderEliminar
  4. Olá, a essa conclusão já eu cheguei à muito tempo, seria muito melhor melhorar o que já temos que é suficiente em vez de criar mais e melhor quando não existe necessidade de tal coisa MAS, vê pelo lado das operadoras; isso é publicidade, quase toda a gente vê estas novidades com bons olhos e as operadoras gabam-se por terem tal serviços e/ou serem os primeiros a ter; também dá para especular sobre os preços pois quando lançam novos serviços estes são bem mais caros e assim já existe uma diferença de preço entre o novo e o antigo pois os serviços antigos continuam caros. Já repararam que os serviços de internet principalmente net móvel continuam a aumentar de preço! Com que direito têm de justificar o aumento do preço por causa do iva ou outra coisa do género, de serviços de fraca qualidade! Não têm olhos na cara para relacionar preço/qualidade?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails