segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Olhó Gasóleo a Subir sem Parar

Há que admirar a velocidade de resposta das nossas gasolineiras! Não há dúvida nenhuma. Com os últimos acontecimentos na Líbia, o petróleo volta a subir... e por cá o gasóleo começa já a "raspar" no €1,40 e a aproximar-se dos €1,50 "e tal" da gasolina.

Ou seja, o objectivo de conseguir colocar o gasóleo ao preço da gasolina está praticamente atingido... e não deixa de ser caricato tentar perceber as explicações para que este combústivel "menos nobre" e que tanto mais barato era de refinar e produzir, agora tenha tal custo...
Mas, imagino que seja mais uma daquelas coisas em que as autoridades analisem, criem comissões de inquérito, e rapidamente decidam que "está tudo bem".

Atenção que não estou preocupado por motivos de comodidade pessoal. Tal como muitas outras pessoas... se os euros não chegarem para o combustível, é da maneira que se arranjam alternativas... sejam elas quais forem.
O que me preocupa mais é que toda a nossa sociedade está dependente do petróleo para... tudo!
É invitável que estes preços cada vez mais elevados do combustível acabem por se fazer sentir em todas as áreas: da produção de energia aos transportes, e por consequência em tudo o resto.

Sendo isto algo previsível... porque motivo não se incentivam mais as produções locais, que dispensam os cada vez mais dispendiosos e ineficientes transportes - em vez de, como tantas vezes assistimos, se estarem a dar subsídios para se deixar de produzir; optando-se por importar bens alimentares que têm que percorrer milhares de quilómetros?

1 comentário:

  1. A produção local é uma das coisas que é bem capaz de levar um bom impulso nos próximos anos. Já há empresas a pensarem duas vezes se constroem fábricas na china ou se ficam onde estão, precisamente por causa dos custos de transporte. Uma empresa americana que faz brinquedos de plástico (flutuadores para piscinas e afins) até já esteve na china e voltou para os EUA.

    A nível local também começa a fazer maior sentido ir à mercearia do bairro, ou ao pequeno supermercado mais próximo, do que fazer uma viagem de carro até ao hipermercado. Poupa-se uns euritos nas compras, mas fazendo as contas ao combustível gasto...

    Há quem diga que nas próximas décadas, estando a produção de petróleo no máximo, a economia mundial vai andar num sobe-e-desce constante. Quando a economia cresce, aumenta a procura de petróleo, logo sobe o preço, sobem os preços de tudo por consequência, e temos recessão. Cada vez estou mais convencido que já estamos a viver isso.

    Até se arranjarem alternativas verdadeiramente viáveis ao petróleo (ou seja, tão baratas como) não vamos quebrar esse ciclo.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails