quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Não Abastecer na GALP e na BP

Este movimento está a ser sugerido numa página do Facebook e pretende demonstrar o desagrado perante a evidente especulação absurda de preços a que assistimos no nosso país, perante uma Autoridade da Concorrência que repetidamente diz não encontrar qualquer indício de má conduta.

Eu sei... é a telepatia que funciona e que faz com que estas gasolineiras decidam acertar o preço nos mesmos dias, e semelhantes ao cêntimo!

Mais inexplicável será perceber porque motivo, com o preço do crude a níveis que anteriormente tinham o preço do combustível mais barato, agora se assistem a preços bastante mais caros...

Portanto, o que é pedido é que durante os meses de Janeiro a Abril, não se abasteça nos postos da Galp e BP.

Bem sei que o comodismo muitas vezes fala mais alto, e que muitos poderão achar que "não vale a pena". Mas o que é certo é que se todos fizermos a nossa parte... olhem que até acaba por ter algum efeito. E na maior parte dos casos, há alternativas num raio útil de proximidade que vos permitirá concretizar este objectivo.

Vamos lá ver se deixamos os postas da GALP e da BP "às moscas" durante alguns meses... e poderá ser que sejam outros a reclamar - para não sermos sempre os mesmos!

4 comentários:

  1. E pá desculpem lá eu não trabalho em nenhuma destas empresas mas digam-me uma coisa.

    Alguém sabe o que é Teoria dos jogos? Pesquisem e perceberam que o q eu estas empresas fazem não é nada de especial se existe uma empresa dominante as outras vão atrás e ponto final. Querem se queixar vão se queixar dos impostos petrolíferos que fazem estes preços porque os nosso combustíveis são em média um cêntimo mais caros antes de impostos, que os espanhóis por exemplo.

    Agora aqui diga-me quem trabalha com margens menores que estas empresas? aposto que ninguém.

    Agora querem meter combustíveis de marca branca força. 1 hora á espera e poupança NULA pois fazem MENOS KMs e não é a falar de boca cheia, foram anos a fazer contas e a guardar tickets a não ser que tenham melhorado muito a qualidade nos últimos 2 anos (deixei de fazer as contas).

    ResponderEliminar
  2. @Nuno

    Nisso de fazerem menos km posso garantir-te que não, pelo menos no Gasóleo do "ex-"Carrefour em Gaia e no meu velhinho Patrol.

    Fiz várias vezes as comparações, mesmo em diversos tipos de condução: cidade, auto-estrada, etc.
    E as diferenças do gasóleo "low cost" para um gasóleo super-XPTO-adititvado foi, essa sim, NULA.
    Aliás, lembro-me de passar os olhos na altura por vários estudos e as conclusões eram unânimes: o consumo dependerá na sua grande maioria da forma de condução, e apenas numa percentagem negligenciável poderá depender do combustível.

    ResponderEliminar
  3. @Carlos

    Só para confirmar o mesmo estudo passado, fiz o esforço de meter gasóleo de marca branca. Apesar de este ser altamente NÃO representativo, só vem confirmar o último que fiz que o era. Não colocar as marcas ok.

    Assim o estudo é o seguinte:
    Carro: Saxo Comercial 1.5D
    Método: Esperar que chegue à reserva para atestar o depósito a seguir isto para que o gasóleo novo se misture o menos possível com o antigo, apesar de sempre ficar uns litros o que beneficia residualmente o hipotético combustível de pior qualidade.
    Resultado:

    Marca cara: 4.8l/100Km
    Marca Branca: 5.4l/100Km
    Marca branca dominante: é o que está lá agora
    Marca própria: quando se acabar este vou a num supermercado e meto, certamente que vai dar igual à marca branca.

    Já agora marca branca e marca próprias são coisas diferentes.Branca são postos como a CIPOL, marca próŕia é do JUMBO.

    Portanto deu-me igualzinho à média do meu estudo passado, sem tirar nem pôr. Uma diferença de 12.5%. Portanto a não ser que seja 12.5% mais barato, não compensa.

    ResponderEliminar
  4. É como disse, cada um deverá fazer as suas próprias médias e verificar se nota tais diferenças.

    Na altura, no Patrol fiz esse teste ao longo de vários meses - e não obtive qualquer diferença significativa.

    Claro que admito que cada caso seja um caso: dependendo do tipo de motor, tecnologia de injecção, etc; e novamente, o grande factor decisivo será principalmente a *forma* de condução - aqui já estamos a fazer comparações que fazem apenas sentido para quem já conduz habitualmente de forma "económica".

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails