quinta-feira, 6 de maio de 2010

Liga Sagres - As Curiosidades do Futebol em Portugal

Artigo escrito por Mário Ferreira


Já não seria a primeira vez que aqui se colocam curiosidades relacionadas com salários de gestores, custos de empreitadas, frases de politícos e outros. Mas não é só por essas bandas que existem curiosidades, o actual campeonato da liga Sagres é igualmente revestido das mesmas.

Não querendo entrar em polémica com questões futebolisticas subjectivas, deixo aqui apenas alguns factos relacionados com a actual liga. Cada qual conclua o que quiser, sendo que os dados abaixo referidos são transmitidos como factos concretos, e como tal não passiveis de discussão (salvo erro na fonte).

- Apesar da diferenças abismal do orçamento entre Benfica e Braga, onde o custo de um único jogador do Benfica chega a ser superior a todo o orçamento do Braga, na ultima jornada da época o Benfica ainda não é campeão e poderá ainda perder o título para o Braga. O mesmo raciocionio é aplicável ao FC.Porto (terceiro classificado), que se encontra 6 pontos atrás do Sporting de Braga.

- Dos três clubes já referidos aquele que, para a corrente época, realizou o maior investimento no futebol, foi o Sport Lisboa e Benfica.

- A equipa do Benfica marcou até ao momento a memorável quantia de 76 golos, logo seguida do F.C. Porto com 66 golos e pelo braga com 47. No entanto, apesar de os valores de golos do Benfica serem históricos, convém relembrar que o total de golos marcados apenas serve como terceiro factor de desempate no campeonato português. Sendo o primeiro factor o número de pontos, o segundo os resultados nos confrontos directos e somente em terceiro aparece o goal average total. A realidade é que em caso de igualdade pontual, o Benfica perderia o campeonato quer para o Braga, quer para o F.C. Porto.

- A equipa do Benfica é a que mais beneficiou de penalties a favor esta época, com um total de 12. Desses falhou 4 e marcou 7. Porto e Braga possuem 4 golos marcados por penalti, sendo indicados 3 penalties falhados e 1 defendido ao F.C.Porto e 1 ao Braga.

- O actual melhor marcador da liga, Cardozo, jogador do S.L. Benfica possui 24 golos, sendo 7 obtidos de grande penalidade. Falcão do F.C.Porto, em segundo lugar, possui 23, mas com apenas 2 golos marcados de grande penalidade.

- O S.L.Benfica teve esta época um recorde absoluto a nível de expulsões de jogadores adversários. Nada mais nada menos do que 19 jogadores das equipas adversárias (o que perfaz uma equipa completa incluindo suplentes) viram o cartão vermelho na sequência de jogos com o S.L.Benfica. São eles:


V. Guimarães-Benfica, 0-1 (2ª jornada da Liga): Flávio Meireles (61m) e Nuno Assis (90m) Benfica-Leixões, 5-0 (6ª jornada da Liga): Pouga (27m) e Nuno Silva (55m) Benfica-Nacional, 6-1 (8ª jornada da Liga): Pataca e João Aurélio (88m) Sp. Braga-Benfica, 2-0 (9ª jornada da Liga): Leone (45m)* Benfica-V. Guimarães, 0-1 (5ª eliminatória Taça de Portugal): Desmarets (90m) Olhanense-Benfica, 2-2 (13ª jornada da Liga): Djalmir (26m) e Miguel Garcia (90m) Benfica-F.C. Porto, 1-0 (14ª jornada da Liga): Hulk e Sapunaru** Marítimo-Benfica, 0-5 (16ª jornada da Liga): Olberdam (31m) e Robson (45m) V. Setúbal-Benfica, 1-1 (18ª jornada): Neca (90m) Benfica-U. Leiria, 3-0 (20ª jornada da Liga): Elias (75m) Sporting-Benfica, 1-4 (meias-finais da Taça da Liga): João Pereira (7m) e Tiago*** Porto-Benfica, 3-1 (29ª jornada da liga): Fucille (54m)


*Expulsão ao intervalo depois dos incidentes no túnel.
**Expulsões no final do jogo na sequência dos incidentes no túnel.
***Expulso do banco de suplentes.

- Nos jogos referidos, o Benfica ganhou ao Guimarães pela margem mínima, terminado o jogo contra 9 jogadores e sendo o primeiro expulso ao minuto 61. O empate 2-2 contra a Olhanente fez-se igualmente terminando o jogo contra 9, sendo o primeiro jogador expulso ao minuto 26. No empate contra o Vitória de Setubal, o Benfica terminou contra 10.

- Curiosamente e num outro recorde absoluto em Portugal, o S.L.Benfica conseguiu nesta época jogar nada mais, nada menos, do que 5h e 40m contra menos de 11 adversários (não contando com os descontos). Nada mais nada menos do que o equivalente a 3,77 jogos completos. Igualmente sem contar os descontos, o Benfica jogou 82 minutos contra 9.

- Dos três clubes referidos aqui, o Benfica foi claramente o menos penalizado pela comissão disciplinar. Hulk e Sapunaru, ambos do F.C.Porto foram castigado em 4 e 6 meses de suspensão por agressão a um suposto agente desportivo (steward) no estádio da luz. Apesar de terem visto o castigo revogado posteriormente Hulk cumpriu 17 jogos de suspensão, mais 14 do que os previstos no castigo (3) e Sapunaru foi vendido devido à previsão de não poder jogar até ao final da época.
Vandinho do Braga foi suspenso por três meses por suposta tentativa de agressão a um dirigente do Benfica, apesar de o relatório do árbitro nada referir e as imagens nada mostrarem relativamente a essa tentativa.
Curiosamente, no jogo Porto-Benfica não existiram stewards no túnel de acesso aos balnerários, sendo a segurança realizada, conforme o previsto, pela PSP e não por seguranças privados nem sequer referidos no regulamento (o que gerou toda a confusão).


Estes são factos, são indiscutiveis. Muitos outros existirão com certeza, mas mesmo assim não apagam ou alteram a realidade do que acima é dito. Agora quanto ao real mérito de cada equipa... cada qual conclua o que quiser

Fontes: Maisfutebol, Público, e Rui Oliveira e Costa (programa Trio de Ataque)

15 comentários:

  1. Não sou adepto de nenhum destes clubes nem sou anti-nada por isso considero-me isento.

    A estatística e muito gira né e dá pra brincar como queremos com ela e fazer mostrar o quer quisermos. A verdade é que a maneira como se mostrar aqui estes factos "isolados" sem contexto dá a entender conclusões erradas por quem não sabe fazer análises estatísticas, isto porque dá a entender que estes factos são só dependente de uma variável, o árbitro o que está errado.

    Como disse não sou adepto de nenhum destes clubes e devo dizer o seguinte:

    Benfica e Porto foram BENEFICIADOS em termos de disciplinares. Uma vergonha o comportamento destes clubes, incluindo o Braga, o único que não beneficiou destes comportamentos vergonhosos.

    Em termos técnicos o Braga teve uma grande ajuda no inicio do campeonato, e o Benfica tem tido mais agora, o Porto devia estar calado que a coisa não está é tão grave como dantes e estão muito mal habituados.

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente, sempre tendo estudado estatística, aliás obrigatória no meu curso, chega-se à conclusão que a mesma, apesar de não ser uma ferramenta exacta é o melhor mostrador possível da realidade. Dizer que uma coisa é preta quando os dados mostram que é branca é impossível, dai que não se entende bem essa frase da parte de brincar com a estatística. Dizer que as conclusões podem ser erradas é uma coisa (se eu comer dois frangos e tu não comeres nenhum, em média dá 1 frango a cada um), mas dai a dizer que os dados estatísticos são errados, isso é bem diferente. Nos dados de cima não se tiram conclusões, mas apenas se apresentam factos numéricos, dai que argumentar más interpretações é completamente impossível.
    No futebol os pontos são obtidos pelo numero de golos, que tem de ser igual ou superior ao do adversário. Penalties e expulsões são as decisões arbitrais que mais directamente tem consequência no resultado. Os valores obtidos mostram que claramente o Benfica não só foi o que mais beneficiou, como também mostram que esteve directamente envolvido nas situações onde outros acabaram prejudicados (com expulsões). Não se tiram aqui conclusões sobre a justiça ou injustiça desses factos, dai que a leitura que fazes pode dar a entender uma interpretação parcial que não se pretende que exista, mas apenas se apresentam números, e esses são inegáveis. Não vou entrar em discussões sobre questões discutíveis como se as expulsões foram justificadas, se os penalties foram merecidos. Isso foi discutido na altura certa e para a história apenas rezam os valores. Ora esses são apresentados em cima, e não são inventados. O director da PT se calhar também merece os milhões que ganha, mas nem por isso deixa de ser criticado.

    ResponderEliminar
  3. Armão,

    Cada um analisa esta situação como quer. Da maneira que vejo, esses números só demonstram que os responsáveis do benfica se mexeram bem esta época e só lamento que os responsáveis do Porto o tenham permitido.

    Não há dúvida que, esta época, os árbitro facilmente marcavam penálties a favor do benfica e expulsavam jogadores adversários. Terá sido por acaso? Não me parece.

    Veremos se na próxima época, o presidente do Porto, que anda nisto há mais de 30 anos, vai permitir a continuação deste regabofe.

    Um abraço.

    (FEUP)

    ResponderEliminar
  4. meu amigo quer dizer agora sempre que os adversários cometam autenticas atrocidades aos jogadores do glorioso como foi o caso em muitos desses jogos em que os adversários terminaram com menos jogadores, então eles não devem ser expulsos e os respectivos penalties não devem ser marcados só para que as estatisticas não favoreçam o benfica. o adversário agrediu algum jogador do benfica dentro da grande área por exemplo e grande penalidade e respectiva expulsão e mais nada. estatisticas fora de contexto e falsear a veracidade dos factos que se passaram nos relvados.

    ResponderEliminar
  5. Damião. Longe de alguém aqui dizer isso. Mas os números comprovam que algo de anormal (anormal=fora do normal/standard e nada tem a ver com corrupção) se passou. O número de adversários que levaram vermelho e o tempo jogado com menos de 10 são tudo menos normais, basta comparar com os valores de outros campeonatos.

    ResponderEliminar
  6. Excelente texto numa apreciável análise ao que realmente isto é: factos.
    Quando o Pinto da Costa baixa a guarda na luta contra os poderes instituídos, que estão tão enraizados culturalmente em todos os meios sociais e imprensa, o que sucede é isto... eles ganham a deles!

    Outro facto da temporada: os túneis e o caso dos jogadores do FCP à espera de sanções eternamente, quando no entretanto depois se vai a saber que cumpriram tempo a mais. O clube impossibilitado de poder contar com os jogadores.
    E se tivesse acontecido algo igual ao DiMaria? Ou ao Cardozo? Ou ao Xavi... ou David Luiz...
    Se fosse com eles, esta situação até daria em mortos, tamanha seria a guerra. Mas ao FCP? Ora bem, recordemos que até o Pinto da Costa, foi obrigado a nem poder falar á comunicação social sobre assuntos relativos ao clube. Calando o timoneiro... foi o que se viu!

    Um outro facto desta temporada: é curioso a equipa do SLB quando joga em casa fazê-lo em alto nível. Os jogadores começam e acabam á mesma velocidade... Mas quando vão fora... ou melhor a certos clubes (por ex. Braga ou Porto ou Liverpool), já parecem que estão cansados e com menos ritmo. Talvez o controle às "bombas" em certos terreno de adversários, não consigam contornar por lá os inspectores. Na Luz e no resto do país, o SLB joga como bem sabemos em casa... e deve ser mais fácil. Mas esta é uma divagação minha apenas...

    @Damião: Não é preciso ir muito longe nestes casos das expulsões. No jogo FCP vs SLB, sim esse do saboroso 3-1, o Fucille foi continuamente agarrado e ao último puxão do Benfica cai e dentro da área. O árbitro se fosse isento: teria actuado como deveria ser mas neste caso "optou" por expulsar a vitima da situação. Dava mais jeito pois o FCPorto estava a ganhar e era preciso arranjar equilíbrio e hipótese para os vermelhos recuperarem. O FCP marca o segundo e lá o árbitro teve de tomar medidas e dessa vez expulsou o Jesualdo. Fragilizar dá sempre jeito... mas o 3-1 mostrou que mesmo com apenas 10 somos muito mais equipa.

    Mas não vale a pena dizer mais nada.
    Força Braga e Rio Ave!!!

    ResponderEliminar
  7. @ArmPauloFerreira:
    "Ou ao Xavi... ou David Luiz..."
    quem é o Xavi? Tal jogador não é do benfica!, eheheh

    @Carlos Martins:
    estatísticas descontextualizadas.
    não parece teu caro Carlos Martins :s
    ainda para mais, para uma pessoa que não lhe interessa futebol, acho feio ires buscar tais estatísticas...
    diria que foram um tiro no pé que acabaste de dar ao fazer este post...

    ResponderEliminar
  8. @Salgado

    Qual das partes do texto em amarelo fluorescente que diz expressamente "Artigo escrito por Mário Ferreira" é que não ficou explícita? :)

    ResponderEliminar
  9. @Carlos Martins:
    O facto de transcreveres uma noticia para o teu blog é sinal de que lhe dás no mínimo importância. Assim sendo, identificas-te de certa forma com ela - como em "toda a tua obra" que eu acompanho.
    Como podes dizer que estás "inocente"? :s

    ResponderEliminar
  10. @Salgado

    Ora explica lá qual é a descontextualização?

    Apontas o dedo mas não identificas. Talvez porque não consegues!

    A propósito, vamos esclarecer uma coisa de vez. Em cima não temos estatísticas, temos recolhas de dados. Eu sei que é normal misturar-se as duas coisas, mas a estatística é o tratamento dos dados, com cálculos diversos. Aqui temos apenas meros números realistas recolhidos ao longo da época, ou seja, factos, e não passiveis de discussão.
    Lá porque os valores mostram determinadas realidades que não te agradam, não venhas agora dizer aqui que alguém deu um tiro no pé, porque este blog limita-se a mostrar as realidades. O artigo de cima tem o cuidado de não dar opiniões, nem comentar ou analisar, mas apenas publicar e expor factos, deixando a análise ao cuidado de cada um.

    Tu não consegues atacar os números e dai referes descontextualização... Mas com que?

    Não vi esses comentários quando se publicaram aqui listas de adjudicações de compras a preços ridiculamente altos, ou quando se referiram as reformas ou salários de certos dirigentes de empresas ligados a ex-governos. Não poderiam os mesmos estar igualmente descontextualizados, ou seria apenas que como não te afectava não pensaste sequer nisso?

    E a noticia não foi transcrita, ela é exclusiva deste blog, e da responsabilidade do seu autor, eu, que como refere retirou os dados de fontes credíveis. Qualquer problema com estes não é da minha responsabilidade.

    Já se sabia que a noticia iria levar a situações destas. Aliás alertei o Carlos para essa hipótese, dizendo-lhe que não levava a mal se ele decidisse não colocar o artigo. O futebol é demasiadamente sensível para que não apareçam comentários como os teus. Mas dado que o que ali está são realidades e não são descontextualizadas, excepto na natural perspectiva de quem ache que realmente aquelas realidades são chocantes, mas são contra o seu clube. Ora nesse caso, não se podendo atacar os factos ataca-se o artigo em si, alegando-se a descontextualização (que normalmente é a melhor maneira de se descredibilizar qualquer realidade).

    E digo-te, mal seria se um dia o Carlos deixa-se de ser imparcial como é, criticando o que há que criticar, pois nessa altura os blogs dele deixavam de ter interesse, tornando-se ele um mero fantoche e não a pessoa que todos prezamos. Se há algo que sei do Carlos por já o conhecer à muitos anos é que sei que ele é ponderado e integro. Quando há que criticar, critica, quando há que dizer bem, diz. Neste caso não há nem uma coisa nem outra, apenas a exposição de factos.

    ResponderEliminar
  11. @Salgado

    Bem, o Mário já disse a principal parte, mas para que fique claro - e para que ninguém leve a mal ou se chateie com estas coisas - deixo apenas mais umas palavras:

    O Mário é um amigo de longa data, e que desde o início convidei para participar neste blog, que abraça as questões polémicas.
    Aliás, está listado como "autor" neste blog, embora na maior parte das vezes, por uma questão de tempo e disponibilidade, me envie os seus post ocasionais para que eu os publique.

    Tal como foi referido, não me incomoda nada aqui colocar opiniões diferentes das minhas, desde que estejam fundamentadas e que não faltem ao respeito a ninguém.

    A questão do futebol é sempre um tema polémico, a que "acho piada" devido ao facto de: dois adeptos de clubes diferentes, a verem as mesmas imagens ou repetições, conseguirem ver coisas diferentes. Seria um fenómeno digno de aparecer um episódio do Dr.House! :)


    Se alguma simpatia futebolística tenho, é pelo SLB (por via "genética familiar".)
    Mas, que não é capaz de me fazer "chatear" seja com o que for...

    Chateia-me muito mais que os pseudo-adeptos dos clubes (sejam eles quais forem) andem a atirar pedras, ou sabe-se lá que mais, uns aos outros - o que impossibilita que uma família possa ir descansada ver um jogo que deveria ser de *desporto*; ou ter que ouvir que há quase um milhar de polícias a estar de prevenção por causa de um jogo.

    Quanto às questões de árbitros, corrupção, etc... Preferia que o "povo" não se distraísse com isso e se focassem em chamar à responsabilidade os verdadeiros causadores dos ínumeros casos que estão por explicar no nosso país, desde pontes que caem sem que haja responsáveis, desde submarinos que é melhor nem falar, da máfia a que assistimos nos preços dos combustíveis com a entidade reguladora a dizer que nada se passa... enfim...

    Bem... o que interessa é que é Domingo, e com ou sem jogos de Futebol... desejo-vos um bom dia a todos! :)

    ResponderEliminar
  12. Mas o que querem dizer com estes dados? nao sei onde querem chegar?

    mais penalties? mais expulsoes a favor do benfica? é sinal que o benfica joga na area dos outros e que pressiona mt bem...

    se os jogares se comportam de maneira adequada acho bem que sejam castigados...

    pq nao falam do castigo do cardozo depois de levar de um jogador do Braga?

    enfim...

    Tenho plena consciencia que o benfica foi a equipa que mais investiu.. e dou merito ao braga plo orçamento que tem chegar onde chegou..

    mas por favor... sejam honestos e admitam que se o benfica for campeão, que é um justo campeão!


    cump

    ResponderEliminar
  13. A meu ver onde errei, e admito que sim, foi em não saber que o Mário Ferreira era colaborador do blog. Assim sendo, o que acusei o Carlos nem tem qualquer tipo de validade!

    Agora, se fosse - como eu pensei - um post retirado de um outro blog com intuito de expressar uma opinião do Carlos, aí considero que o que escrevi antes teria lógica.

    @Mario
    Ao contrário do que dizes, não quis dar demasiada importância aos "números" e mais ao facto de aqui ser publicado.

    A meu ver existe descontextualização. Isto porque se uma equipa tem mais bola, ataca mais, tem melhores jogadores (supostamente avançados com maior apetência a sofrerem faltas, e defesas com maior apetência a não as fazerem), ... , parece-me que existe maior probabilidade desses números acontecerem. Não digo que não são aumentados por uma defesa "ao clube grande" mas diria que os outros grandes também são igualmente "beneficiados".

    Muito mais há a dizer mas não interessa muito e apenas estava a tentar mostrar o meu ponto de vista da descontextualização.

    @Carlos:
    Um pedido de desculpas

    ResponderEliminar
  14. @Salgado

    No harm done. Não levei mal o que escreveste, simplesmente estava a esclarecer para que não houvesse nenhum mal entendido. :)

    ResponderEliminar
  15. @Salgado

    Como já referi, este artigo não é mais descontextualizado do que qualquer outro que exponha números. Vê o artigo recente dos prémios dos directores da CP!
    A realidade é que para a história apenas ficam os números, e há aqui valores históricos a registar que podem ou não indiciar (e mais uma vez não me pronuncio quanto a isso) que algo de normal se passou.
    20 jogadores adversários viram vermelhos na consequência directa de jogos contra o Benfica (incluindo já a expulsão do Wires do Rio Ave ao minuto 11), o que perfaz um total de 6h e 59m (sem contar com descontos) a jogar contra menos de 11 adversários. Um total de minutos equivalente à duração de 4,65 jogos.

    @Luis

    Estes são os números que ficarão na história, dai o artigo.
    E são completamente fora do normal. Não insinuo nada com isso, excepto a realidade da sua anormalidade, mas deixo a cada um a liberdade de os interpretar como quiser.
    Por esse motivo e por ser igualmente livre de interpretar os dados como bem entendo, dou os meus parabéns ao Braga por ter chegado onde chegou. Quanto ao Benfica dou-lhe os parabéns pela realidade do campeonato, mas a meu ver o verdadeiro merecedor do titulo seria o Sporting de Braga, dado não ter números deste género a falar contra si.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails