sábado, 29 de maio de 2010

Álcool só para Maiores de 18

A venda de bebidas álcoolicas em Portugal vai passar a ser permitida apenas a maiores de 18 anos (até ao momento estava restringida a maiores de 16.)

Ora... por muito boas intenções que haja por trás desta medida, a verdade é que... todos sabem que muitos poucos poucos cumpriam a lei anterior, e o mesmo irá continuar a suceder com a nova lei.

Supostamente também é proibido deitar lixo e cigarros para fora de um veículo; e no entanto continuo a levar com beatas diariamente atiradas dos veículos que circulam à minha frente - e já nem falo dos condutores que vão a falar com o telemóvel colado à orelha... que isso então, parece já representar mais de 50% dos veículos por que passo!

A minha pergunta é... de que servem as leis se ninguém se digna a cumpri-las e se as próprias autoridades não estão dispostas a fazê-las cumprir?

Por muito que eu seja apologista da educação em vez da repressão, nada como umas penas/multas exemplares para estes casos; para que o "povo" pense duas vezes naquilo que está a fazer:
  • Conduzir ao telemóvel? - 6 meses sem carta!
  • Atirar lixo ou cigarros pela janela? - 1 ano de trabalho comunitário!
  • Menor apanhado a beber? - 1 mês de trabalho num hospital a dar apoio a alcoólicos e vítimas de acidentes disso derivados - e suspensão da licença de venda de bebidas alcoólicas a quem vendeu!

A ver se as coisas não piavam fino...

E no caso de estacionamentos em locais proibidos... aí era mesmo obrigar o condutor a ver o seu veículo ser esmagado num compactador de ferro-velho!

1 comentário:

  1. Então... ainda bem que não és tu que mandas. :)

    Quanto ao telemóvel ao volante, pelo que tenho lido os estudos nos EUA indicam que a proibição não diminuiu o número de acidentes. Aposto que cá será o mesmo. Até pq "ninguém" cumpre.

    Quanto ao álcool, tb me parece q passar a idade mínima para 18 quando nem os 16 são respeitados não vai dar em nada. Mas por outro lado pode ser que comece a pesar mais na consciência dos donos dos estabelecimentos. Afinal vender álcool a um miúdo de 14 anos quando o mínimo legal são 18 é diferente do que se o mínimo legal for 16. E a desculpa que ele "parecia ter 16" já não cola.

    Mas por este andar estamos nos 21 anos de idade mínima como nos EUA, e os putos a beberem à mesma, nem que tenham de falsificar BIs ou arranjar alguém mais velho para comprar as bebidas.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails