quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Civismo dos Condutores

Artigo enviado por Mário Ferreira

A nossa sociedade está perdida. A cada dia que passa cada vez mais as pessoas pisam mais para lá do risco que separa as boas regras de cidadania da total selvajaria. Vemos isso em todos os locais, mas penso que na estrada e no atropelamento pelas regras do seu código é onde as coisas são piores.

Carros em segunda e terceira fila, excessos de velocidade, ultrapassagens pela direita, paragens no meio da via para se cumprimentar alguém, mesmo que isso implique a paragem de todo o trânsito atrás, etc. Enfim...

Mas há limites para tudo. E ontem vi um dos maiores atropelos ao código da estrada da minha vida. Uma situação que já durava à meia hora e de total gozo e desrespeito para com as pessoas.

A rua que serve a minha garagem é uma pequena rua com comércio dos dois lados, e sem saída. Serve igualmente a garagem de um outro prédio, e é extremamente concorrida para estacionamento, sendo comum ter carros parados em excesso e a diminuir a zona de passagem. Mas eis a situação com que me deparo ontem, e creio que as imagens falam por si:



É verdade. Este senhor ou senhora resolveu deixar o carro na posição que se vê nas imagens e foi embora à sua vida.

O carro encontra-se parado no meio da via, sobre uma passadeira e a bloquear completamente o acesso à rotunda.

Naturalmente que esta situação não podia ficar em branco, pelo que chamei a policia que multou e rebocou o carro. Mas segundo outras pessoas que se mostraram igualmente chocadas, o carro esteve pelo menos meia hora naquela situação. O pior de tudo foi que quem viu antes de mim nada fez, limitando-se a entrar na rotunda pela faixa de saída, mesmo que consciente que caso gerasse um acidente ao entrar na rotunda em sentido contrário e curvando à direita para regularizar a sua marcha, seria culpado pelo mesmo, dado encontrar-se em total violação do estipulado no código da estrada.

Já agora uma outra curiosidade que se vê na segunda fotografia. A Carrinha Opel que está na imagem não está a circular. Está na realidade parada no interior da rotunda (o que o código proíbe expressamente), numa situação transitória mas que as pessoas por aqui parecem aceitar como normal. É que ali uma caixa multibanco, e como tal esta situação repete-se dezenas de vezes por dia, mesmo que por breves minutos.

E assim vai o nosso pais…

[Nota: espera-se que lhe tenha servido de lição, a polícia multou e rebocou o veículo... ]

3 comentários:

  1. Houve ali paragem cerebral do condutor do Audi? Nunca vi coisa igual era de passar para o Nós Por Cá!

    ResponderEliminar
  2. Esta realmente é de bradar aos Céus... Mas, infelizmente, com a diminuição drástica do civismo a que assistimos diariamente, qualquer dia aparecerá aqui uma situação ainda pior!

    ResponderEliminar
  3. Isso de parar no meio da rotunda... Aqui em Aveiro é o sitio predilecto para as operações stop da policia...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails