terça-feira, 15 de setembro de 2009

Portugal... A República dos Bananas

Artigo escrito por Mário Ferreira

Apesar de o titulo poder parecer insultuoso, a realidade é que se o que está ali escrito não corresponde à realidade, então pelo menos há quem pretende que assim o seja. Reparem que não falo na república DAS bananas, mas sim DOS bananas, porque essa parece ser a ideia generalizada, pelo menos no que toca à comunicação social.
Explicando-me melhor, vi recentemente na televisão uma noticia sobre o facto que o International Federation of Football History & Statistics teria publicado um estudo que consideraria o Benfica o 9º maior clube do mundo. Esta era pelo menos a noticia que passava em roda-pé nos noticiários nacionais, e que era transmitida como se o nº 9 se tivesse milagrosamente transformado no numero 1, quer para terras nacionais, quer internacionais.

Ora vinhamos depois a saber que afinal o Benfica era o 9º clube melhor classificado nesse referido ranking, mas que o mesmo não só não era de abrangência mundial, mas sim apenas europeia, como tambem não incluia os resultados em todas as provas existentes. Mais ainda, vinhamos a saber que o ranking era relativo ao século passado, o século XX, consequentemente apenas abrangendo os anos desde 1901 a 2000.

O segundo classificado, esse era o F.C. do Porto, com um modesto 29º lugar.

Ranking do século XX

http://www.iffhs.de/?a413f0e03790c443e0f40390b41be8b01905fdcdc3bfcdc0aec70aeedb883ccb05ff1d

Ora qualquer pessoa com dois dedos de testa teria de se questionar sobre esta classificação. Apesar da validade da mesma não poder ser posta em causa, havia de questionar o que aconteceu com as excelentes prestações do F.C. do Porto que, de forma notória ultrapassaram já as do Benfica.

Ora uma visita a este site explica tudo. É que o mesmo site tem um outro ranking, já a nível mundial, mas que não se limita do século XX, denominado o Ranking de Clubes de todos os tempos.

Curiosamente, nesse ranking, o F.C. do Porto aparece em 12º lugar, e o S.L.Benfica apenas aparece em 32º. Questiona-se assim: Porque raio foi então apenas publicitado o outro ranking, e porque motivo, dos dois, apenas o que era vantajoso ao S.L. Benfica foi escolhido? Bem... porque somos vistos como bananas e há que impingir aquilo que alguem, no interesse do seu clube, resolveu publicitar, ocultando tudo o resto.

Ranking de todos os tempos


http://www.iffhs.de/?3d4d443d0b803e8b40384c00205fdcdc3bfcdc0aec70aeedbe1a

Mas a coisa não termina aqui. Existe ainda um terceiro ranking, e esse de abrangência mundial, incluindo todas as competições existentes e clubes do mundo.
Curiosamente, nesse ranking o F.C. do Porto aparece colocado em 25º, ao passo que o Benfica se limita a um 144º lugar.

http://www.iffhs.de/?10f42e00fa2d17f73702fa3016e23c17f7370eff3702bb1c2bbb6f28f53512

Agora, caros bananas, não me digam que efectivamente o primeiro não seria o que deveria ter honras de destaque nos telejornais.

4 comentários:

  1. Não ligues... é a euforia vermelha que precisa de mais e mais pergaminhos. E são selectivos: só interessa onde ficam bem na fotografia.

    Por exemplo, na TV dizem que o SLB fez mais "outra goleada" com o 4:0.
    Mas já o 4:1 do FCP não é uma goleada sendo apenas "a vitória do Porto sobre o Leixões". Toda a imprensa, incluindo a TV, como bem sabemos é muito vermelha... basta ver as capas dos jornais e as aberturas de telejornais com qualquer coisa que seja da Luz.

    ResponderEliminar
  2. Exacto. E o que está aqui em causa nem é o clubismo mas sim a falta de isenção de orgãos que deveriam ser isentos. Esse é o verdadeiro motivo do artigo.

    ResponderEliminar
  3. Sou benfiquista desde os meus 5 anos de idade e nunca ninguém me impingiu de o ser até porque a minha família era toda Belenenses. Não uso palas nos olhos, não sofro de clubite aguda e até estou contra a direcção do orelhas que é tão mafiosa como a do gajo lá do norte. Mas parece é que vocês não lêm jornais quando afirmam o que escreveram: eu li n'A Bola, no Record e n'O Jogo que o Porto deu "goleada" de 4-1, assim como li nos mesmos jornais que o Benfica deu "goleada" de 4-0 ao Belenenses. Agora, isso dos rankings, para mim, é uma treta como é treta as sondagens sobre a política e nem ligo a isso. E todos sabem, ou então finjem não saber, que todos, mas todos os órgãos de comunicação social, sejam eles desportivos ou generalistas, têm jornaleiros ligados a clubes, partidos, lobbies, etc. e existe sempre alguém que faz o frete ao patrão tenha ele a cor que tiver e publica as notícias que mais lhes interessam. Agora, dizer que TODA A IMPRENSA INCLUINDO A TV é vermelha... é anedota mesmo! Basta ouvir os comentários dos jornaleiros de serviço, nos jogos do Benfica e compará-los com os que fazem os jogos do Sporting e do Porto, principalmente, para ver logo que TODA a imprensa e TV são vermelhas! Tenham dó...

    ResponderEliminar
  4. Cuidado com o por palavras na boca dos outros. Nunca ninguém insinuou que alguém era vermelho. O que se fala aqui é da falta de isenção de órgãos que deveriam ser isentos e não ligar a clubites. Como já referi no comentário anterior esse é o propósito da mensagem, mas pelos vistos ninguém consegue dissociar as duas coisas quando há clubes envolvidos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails