sábado, 1 de agosto de 2009

Cidade sem Carros

O que para muitos pode parecer uma utopia está a tornar-se realidade em Vauban, um pequeno subúrbio de Freiburg na Alemanha: uma cidade sem carros, uma cidade para as pessoas.

Esta cidade é, como se pode imaginar, um paraíso para as bicicletas.
Claro que os veículos são permitidos durante alguns minutos, para entregas, etc. E quem quiser usufruir de um automóvel poderá fazê-lo... desde que pague os 20,000 Euros anuais por um dos lugares de parqueamento na periferia da cidade; algo que ajudará a perceber porque razão a maioria terá optado por vender os seus veículos e recorrer aos excelentes transportes públicos existentes.

Quando em férias, os residentes podem optar por alugar um automóvel, ou usar um dos serviços de partilha de automóvel existentes.

Um caso que dará que pensar...

1 comentário:

  1. Esta situação é completamente impossível em Portugal com a mentalidade tuga existente! Desde o estacionamento selvagem em tudo o que é sítio, não considerando as leis do Código da Estrada no que toca ao estacionamento (em cima dos passeios, nas paragens dos transportes públicos, em cima das passadeiras, em frente às portas dos prédios, nas curvas, etc.) o tuga está-se borrifando pura e simplesmente, para que as pessoas andem pela estrada, sugeitas a atropelamento, idosos com dificuldades motoras e pessoas com canadianas, carrinhos de bébé e crianças, deficientes motores, etc., etc., etc.. Aqui, neste rectângulo à beira mar plantado? Nem em sonhos!!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails