segunda-feira, 22 de junho de 2009

Big Brother Informático Chega a Portugal

Portugal vai ser a partir de agora, um país muito mais seguro!

Reparem só: Polícia vai poder espiar computadores suspeitos sem mandado
Os órgãos de polícia criminal, como é o caso da GNR, PSP, PJ ou SEF vão poder interceptar qualquer sistema informático sob suspeita criminal, podendo aceder directamente aos dados de tráfego e aos conteúdos de comunicação, contando obrigatoriamente com o apoio dos operadores, que terão de ceder todos os dados às autoridades, incluindo identidade, morada e número de telefone do assinante.
Se estão sob suspeita, qual era o problema de arranjarem um mandado???
Ou seja, com a desculpa de apanhar 0.00001% da população passa a poder-se espiar os restantes 99.99999%... ok... deve ser por isso que as pessoas têm reprovado a matemática...

Mas melhor ainda é o seguinte:
Até agora, não havia sequer punição para aqueles que propagavam vírus em sistemas informáticos vitais de bancos, de organismos militares ou governamentais. Com esta proposta de lei, que difundir códigos maliciosos arrisca-se a 10 anos de cadeia.

Ora... mas afinal o que é difundir um vírus? Alguém que apanhe um vírus e o transmita sem saber a outra pessoa... arrisca-se a ir pra cadeia? E isto por usar um sistema operativo "apoiado" pelo próprio Governo?

Com a quantidade de computadores "zombie" que andam por aí, que os verdadeiros atacantes podem usar como camuflagem... quero realmente saber que resultados isto vai ter na prática quando a polícia entrar em casa de alguém por o seu MSN estar a enviar vírus para todos os seus contactos.

6 comentários:

  1. Quero ir pra polícia e começar a cuscar a vida alheia! :D

    ResponderEliminar
  2. O governo português tem o mesmo nivel de conhecimento cibernauta que a minha avozinha. Fazem leis e autorizam acções sem ter o mínimo de conhecimento e o mínimo de respeito. Caro governo portugues, lurk moar, em vez de agirem de forma parva e ingénua.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que rapidamente os polícias passaram a achar suspeitos todos aqueles por quem sentirem alguma curiosidade... oh oh...

    ResponderEliminar
  4. Eu sou avô e não é por isso que tenho menos conhecimentos de informática, aliás, eu formei-me quando ainda nem existiam computadores nas casas das pessoas e os mainframes empresariais eram coisa rara cá no burgo... Mas quanto a esta notícia, é mais uma prova de estupidez bruta de que padece esta cambada de políticos da merda (podem cuscar que eu estou-me cagando para isso e para eles) e o que mais me dói é que ainda existe gente a votar nestes merdosos... (desculpem o palavreado mas quando estou furido, só me apetece falar mal...)

    ResponderEliminar
  5. Caro Apolalypsus, é mesmo para desabafar que isto serve.
    (pelo menos... era essa a ideia; resta-nos saber até *quando* o poderemos fazer livremente!)

    ResponderEliminar
  6. Pior de tudo: NÃO FUNCIONA! Se funcionasse o pilantra iraniano teria conseguido brecar as imagens da repressão depois da vitória irregular dele nas eleições! REGRA DE GERINHO: quanto mais espremem o tubo, mas pasta espirra pelos lados! Quanto mais vigilância, mais opressão, mais restrição a vida das pessoas, mais aparecem pessoas com vontade de burlar estas regras, vigilâncias, esquemas... No futuro, todos seremos hackers!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails