sábado, 16 de maio de 2009

Imigrantes Ilegais Criminalizados em Italia

Esta notícia que li no outro dia deixa-me preocupado: Itália criminalizou a imigração ilegal.

Ora... bem sei que a imigração pode ser um problema (em particular a imigração ilegal) mas... criminalizá-la? E penas de prisão para quem lhes der guarida? Não vos parece um pouco desajustado?
A mim faz-me lembrar aquelas cenas dos nazis a entrarem em todas as casas à procura dos judeus.

Acima de tudo, o problema da imigração ilegal é um problema social, que não deveria ser transferido para a àrea criminal.

Que persigam os traficantes que transportam estes imigrantes, cobrando fortunas e que os usam como mão de obra barata - ou muitas vezes, quase como escravos - isso sim, deve ser feito. Mas... perseguir pessoas cuja melhor descrição é "não têm onde cair mortas" e quem lhes procura dar alguma ajuda...

Não sei para que serve afinal dizer-se que estamos numa "comunidade Europeia", se depois assistimos a leis deste tipo que vão contra toda a decência humana que esperaríamos.

Mas... afinal também não nos podemos esquecer que estou a falar de uma país cujo presidente diz às vítimas do recente terramoto em L'Aquila para fazerem de conta que estão no "campismo".
Qualquer dia estará a dizer a toda a população: façam de conta que estamos no tempo da Segunda Grande Guerra, e que estamos apenas a perseguir judeus.

2 comentários:

  1. Mais interessante em um país que exportou tantos imigrantes quanto pode para o mundo todo, a Itália deveria lembrar os tempos das "vacas magras" do começo do século XX. Tenho minha irmã e minha tia morando lá. Minha tia a quase 40 anos. Minha irmã a 8. Ambas legais. Mas cá entre nós, eu não iria morar lá nunca. Fui lá em 91 a primeira vez e fui recebido como recebemos qualquer turista em nosso país. Depois em 92, 97, 2000 e 2001, sempre como turista. Da última vez, fui tratado como se criminoso fosse. Quase penduro uma placa no pescoço escrito "SOU TURISTA, VENHO GASTAR DINHEIRO EM SEU PAÍS, POR FAVOR, ME TRATE BEM, TENHO MUITOS EUROS!!!". É revoltante!

    ResponderEliminar
  2. Itália, França... Só falta a Alemanha juntar-se à festa e quase que podíamos dizer tratar-se de um dejá-vú. E do outro lado do canal da Mancha, o Reino Unido a ficar cada vez mais Orwelliano com câmaras de 5 em 5 metros e qualquer pessoa com uma máquina fotográfica a ser considerada quase terrorista...

    Isto está a ficar bonito está. :/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails