sábado, 18 de abril de 2009

Preços dos Automóveis com Asterisco

Serei apenas eu que fico irritado sempre que vejo um qualquer anúncio onde nos mostram o preço de um automóvel com um (nem sempre perceptível mas sempre existente) asterisco (*) a ele associado?

É que, como se já não bastasse aquele pequeno pormenor de nos dizerem que a "imagem pode não corresponder ao modelo indicado e incluir extras" - que na prática se devia ler como: "HAHA! Este carro é bonito, mas por este preço esqueça as jantes especiais, a pintura metalizada, os vidros coloridos, os faróis de nevoeiro, os interiores em couro, e tudo o resto que faz com que tenha olhado para este anúncio!" - que isso era coisa que eu até poderia compreender - o que me chateia mesmo, é o raio do preço indicado não ser, mesmo assim, o preço real que muitas pessoas terão que pagar!

Lendo-se as tais letras pequeninas que vêm em rodapé, ou disfarçadas num qualquer canto da página, ficamos a descobrir que aquele tal preço especial de corrida, inclui o desconto oferecido no programa para veículos em fim-de-vida.


Se é assim, porque não começarem todos a anunciar:

Televisão de Plasma de 50" FullHD por apenas 99* Euros
(* inclui retoma de televisor de 50" FullHD de valor igual ou superior ao modelo apresentado, com menos de 1 semana de uso, e com aparelho e embalagem original em perfeitas condições .)


Sapatilhas de marca XPTO por apenas 5* euros
(* inclui subscrição de serviço obrigatório de manutenção com pagamento de 25 Euros por mês durante os próximos 24 meses. O cancelamento do mesmo obrigará ao pagamento das mensalidades em falta.)

Moradia T4 Duplex com 4 frentes e vista para o mar, por apenas 0* Euros
(* este preço promocional não invalida o pagamento mensal das prestações, no valor de 2500 euros mensais, por prazo a anunciar**)
(** prazo nunca inferior a 50 anos)

Porque raio não anunciam o real preço a pagar, sem "descontos" incluidos que apenas servem para baixar artificialmente o preço para efeitos de marketing?

E porque raio a venda de automóveis (e muitos outros bens e equipamentos) continua a ser uma venda de "feira", obrigando a negociatas para conseguir o melhor desconto possível? Em que normalmente, quem for mais chato e picuinhas sai a ganhar, enquanto um cliente "não-chato" sai prejudicado com pior negócio?

Que raio de coisa...

4 comentários:

  1. Penso que a TAG "Portugal" que vocês deram ao post diz tudo...

    ResponderEliminar
  2. btw, davas bem para o humor Carlos =D

    Também me irrita esses asteriscos, mas o que podemos fazer é olhar e perceber o que querem dizer. O problema está na quantidade estúpida de iletrados em Portugal e depois queixam-se que foram enganados, mas continuam com a compra porque o produto até é de qualidade, mas teve que pedir crédito fácil, e como se não bastasse, não o pagam porque não têm € e no meio disto tudo, quem se f*d* são os contribuintes neste país do cócó.

    * Os asteriscos não têm definição extra

    PS: Desculpa lá o mini-testamento :P

    ResponderEliminar
  3. @João
    Escreve à vontade - pelo menos enquanto não se lembrarem de nos carregar mais no IRS por cada letra que escrevermos na Internet.
    Se uma pessoa não puder usar estas coisas para desabfar... onde é que o fará? :)

    ResponderEliminar
  4. Tá certo! Para queixarmo-nos por enquanto não pagamos nada. Portanto exerçamos nosso direito! O asterisco deveria de ser proibido em qualquer propaganda, pois, trata-se de uma forma vil de enganação e falsidade. Eles estão tirando o povo pra bobo!

    Um abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails