quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O Estado da Nação

Ora digam-me lá se sou apenas eu que fico um pouco "refudidu" com estas coisas:

1) Os deputados da Assembleia dizem que não podem ser tratados como os restantes trabalhadores e como tal ter que lá estar, porque o ordenado que recebem não é suficiente e os obriga a ter outros trabalhos.

Vejam bem,3700 euros por mês não lhes chega para estarem com o cú lá sentado umas horas de vez em quando...


2)Gestores do BCP ganharam 10 mil euros por dia
in [Correio da Manhã]

Ah... assim já se percebe a inveja dos deputados...  realmente; como é possível sobreviver com apenas 3700 euros mensais, quando os seus colegas dos bancos ganham 3x mais que isso... POR DIA!?!
Há que arranjar mais uns tachos, e ir à assembleia assinar o ponto para ganhar 3700 euros à nossa custa sem fazer nada.


e depois temos o país real...

3) Luz vai subir 4.9%
Pão vai subir entre 8 e 9%
in [JN]

Para que serve afinal a taxa de inflação? Dão-nos uma taxa de 3%, mas depois sobe tudo mais do dobro?
E subindo o custo da electricidade, não afecta tudo e todos, desde os consumidores aos produtores?
E o pão... sem comentários... qualquer dia passa a ser uma iguaria de luxo e fica mais barato comer caviar.


E por último, para ver se aqueles senhores do ponto 1 e 2 ganham alguma vergonha na cara:

4) 18% dos portugueses vivem com menos de 349 Euros/mês
in [Destak]


Ora bem... um deputado ganha mais num mês do que quase 20% da população ganha num ano.
Gestores de bancos a ganhar mais num dia, do que muitos portugueses ganham em dois anos...

... eu digo de outra forma, para terem uma perspectiva melhor:
Um destes gestores ganha mais num ano do que a maioria dos portugueses pode esperar vir a ganhar em toda a sua vida! Com um ordenado de 1000 Euros líquidos (o que já não é assim muito comum) uma pessoa "normal" teria que trabalhar mais de 300 anos para chegar aos calcanhares destes senhores...

É mesmo este o rumo que querem seguir?

Atenção: nada tenho contra quem ganhe milhões de euros por dia; desde que o faça de forma justa!
Apenas me revolta ver gente esta gente a ganhar esses milhares de euros assinando um papel e nem sequer estando nos locais que era suposto estar, a fazer o trabalho para o qual foi eleito. Assim como esses tais gestores que são acusados de práticas ilícitas e de trafulhices... mas que continuam a manter os seus tachos sem que nada lhes aconteça.


Responsabilidade, precisa-se!

Mas que responsabilidade podemos nós esperar num país onde até o sistema de justiça ameaça (e provavelmente com razão) fazer greve, e onde os processos se arrastam anos e anos até que alguma coisa seja feita?

Vejam por exemplo o meu caso, no meu condomínio existem vários blocos que continuam sem elevadores há mais de 5 anos - mesmo depois de o tribunal já ter ordenado ao construtor que pagasse o valor em dívida.
Os advogados vão recebendo o seu dinheiro... mas quem lá mora continua a ter que subir 3 e 4 andares pelas escadas, carregados com compras e com os filhos.

(Já para não falar do pequeno pormenor de como é que foram passadas as licenças de habitabilidade, sem que os tais elevadores estivessem instalados... mas pronto...)

Justiça?... 


P.S. Mas não se pense que o resto do Mundo está melhor... veja-se o caso de Dubai, que agora até se dá ao luxo de refrigerar as suas areias escaldantes para que os seus visitantes (ricos) se possam estender sem se queimarem.

6 comentários:

  1. Realmente são razões mais do que suficientes para ficarmos todos "refudidos" da vida...

    Ponto 1º - Os nossos deputados tem muitas razões de queixa sem duvida, visto que nós com 400 euros de salario minimo temos deputados a ganhar 3700... enquanto na nossa vizinha Espanha, onde o salario minimo ultrapassa os 600 euros, os deputados ganham pouco mais de 2500 euros... e não os vejo a baldar-se todas as sextas feiras ao trabalho.

    Ponto 2º - Com gestores assim... para que é preciso de politicos a roubar o pais? Já bastam os bancos! E já sabemos como os nossos politicos são invejosos não é? Se eles não conseguem roubar mais que os outros, ficam lixados...

    Ponto 3º - Estou 100% de acordo contigo. Mais vale um dia comer apenas caviar e beber champanhe pois água e pão é para esquecer!

    Os outros pontos... nem vale a pena dizer nada pois é realmente uma vergonha como este pais caminha a largos passos para se tornar um pais do 3º mundo, em que a corrupção aumenta todos os dias, em que cada vez somos mais escravos dos governantes que vivem vidas de luxo enquanto quem trabalha pouco ou nada tem.

    É triste o futuro que se avista...

    ResponderEliminar
  2. O que mais me assusta, é que neste rumo vamos descambar numa situação onde o pessoal fica tão "rapado" que já nada tem a perder... e quando isso acontece, já todos sabemos o que vai acontecer.

    Mas o que mais me entristece mesmo é que isto seria facilmente evitável... não fosse a ganância que infesta a tal "alta-roda" da sociedade... aqueles para quem os 3700 euros não chegam, mesmo sem fazerem nada.

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo, o ponto principal de toda esta discussão é realmente a ganância daqueles que quanto mais ganham sem fazerem nada mais acham que ainda é pouco :|

    Se se queixam os ricos de que se queixaremos nós então?

    Aqui à uns tempos chateei-me com um gajo que até falava e saia com ele bastantes vezes por causa de uma coisa que ele disse:
    "Epá, tu tens que compreender que vão ter sempre que existir pobres para poder sustentar os ricos..."
    Eu fiquei fdd da vida ao ouvir uma cena destas e só não mandei levar naquele sitio por respeito à malta que estava à volta. Mas não é de surpreender esta afirmação, afinal de contas o gajo é advogado... e já estamos a ver o lado da balança onde ele está né?

    ResponderEliminar
  4. Eu nada tenho contra os ricos.
    Aliás, todos nós trabalhamos com o objectivo de termos sempre mais e melhor. Eu muito gostava de poder sustentar alguns sonhos por enquanto inatingíveis... O que ponho em causa é como é que isso é atingido.

    Assinar um papel de manhã, desaparecer o resto dia, e no fim do mês receber 3700 euros - é ser ladrão!
    Tal como o é estar a engendrar esquemas de offshores, e jogatinas com juros/câmbios/acções etc, que são pura especulação não sustentadas por valores reais.

    Depois há a questão da desproporcionalidade que se verifica - como um futebolista que ganha milhões por mês, enquanto muitos outros recebem (se receberem!) uns trocos... - mas isso é outro assunto.
    (E não é só a questão dos futebolistas, aplica-se a praticamente todas as áreas.)

    Recompensar/premiar quem é melhor é uma coisa... ter disparidades na ordem dos milhares de vezes, é outra.

    ResponderEliminar
  5. Anda meio mundo a tentar enganar o outro... Falas dos futebolistas e essa é uma das realidades que mais me aborrecem. Eles dizem que tem que ser porque acabam a carreira muito cedo. Pelo amor da Santa. Tanto dinheiro para brincar com uma bola. Eu consigo pendurar uma colher na ponta do nariz, dêem-me muito dinheiro por isso! Bah!

    ResponderEliminar
  6. Se a carreira dos futebolistas acaba cedo - o que até pode ter algum cabimento - então porque é que 99% deles não ganham de acordo com essa justificacao?
    Esses jogadores "pobres" duram mais que os outros e podem jogar ate ao 60 anos?... Eles que expliquem.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails