(Para quem não sabe, os Ig Nobel são os prémios atribuídos às coisas mais disparatadas e surrealistas que possam imaginar, nos vários campos da ciência, literatura, etc.)
- Nutrição: Massimiliano Zampini e Clark Spence por demonstrarem que, alterando som de uma batat frita ao ser comida, a pessoa pensa que a batata é mais fresca e estaladiça do que realmente é.
- Paz: O Comité Federal Suiço de Ética no campo da Biotecnologia Não-Humana por adoptarem o princípio legal de que as plantas têm dignidade.
- Arquelogia: Astolfo G. Mello Araujo e Jose Carlos Marcelino por demonstrarem que um Tatu pode danificar uma escavação arqueológica.
- Biologia: Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert, e Michel Franc por descobrirem que as pulgas num cão saltam mais alto que as pulgas num gato.
- Medicina: Dan Ariely por demonstrarem que placebos caros são mais eficientes que placebos de baixo custo.
- Ciência Cognitiva: Toshiyuki Nakagaki, Hiroyasu Yamada, Ryo Kobayashi, Atsushi Tero, Akio Ishiguro, e Agota Toth por descobirem que organismos unicelulares podem resolver puzzles.
- Economia: Geoffrey Miller, Joshua Tybur, e Brent Jordan por descobrirem que o ciclo ovulatório de uma dançarina exótica afecta as gorjetas que recebe.
- Física: Dorian Raymer e Douglas Smith por provarem matematicamente que uma pilha de cabelos ou fios inevitavelmente se misturará e acabará por dar nós.
- Química: Sharee A. Umpierre, Joseph A. Hill, e Deborah J. Anderson por demonstrarem que a Coca-Cola é um espermicida eficiente, e Chuang-Ye Hong, C.C. Shieh, P. Wu, e B.N. Chiang por descobrirem que a Coca-Cola não é um espermicida eficiente.
- Literatura: David Sims pelo seu estudo "You Bastard: A Narrative Exploration of the Experience of Indignation within Organizations.”
Espectacular!!! IGnobilidades!!!
ResponderEliminarEles é que ainda não se lembraram de vir cuscar para Portugal... senão tinhamos direito a prémios até mais não. Ehehe
ResponderEliminar