segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Bancos em Portugal: A-credite em nós!

Portugal é um paraiso para as entidades bancárias! Não porque aqui haja muito dinheiro, mas porque os portugueses são fáceis de serem levados na cantiga e aderem, quer queiram quer não, a "vantagens" oferecidas pelos bancos que acabam por ser vantajosas somente para eles.

Eis dois casos que se passaram comigo e sobre os quais estou a ponderar apresentar queixa à DECO.

O meu banco, o Santander Totta, impingiu-me, ou tentou impingir, um cartão de crédito Totta Light, o qual nunca verdadeiramente desejei. Por esse motivo, quando recebi o cartão em casa nunca o activei!
Recebi quase uma dezena de chamadas da linha do Totta, que me questionavam do porquê de nunca ter activado o cartão, chamando a atenção para os "milhares" de vantagens do mesmo, e alegando que poderia fazer a activação ali e no momento, o que eu sempre neguei, dizendo inclusive que não queria ser chateado mais por esse assunto.

Mas dado que as chamadas não paravam, devolvi mesmo o cartão no balcão dizendo: NÃO ESTOU INTERESSADO!

Curiosamente, e num acto que só posso considerar como de burla e de desonestidade, provavelmente por parte de alguem do call center que necessitava de cumprir objectivos, recebo pouco depois uma carta em casa com o texto: "Parabens, o seu cartão Totta Light encontra-se agora activado!"

Estranhando esta situação dado que eu nunca o activei, liguei para a linha de apoio querendo saber como é que o cartão fora activado. Naturalmente não sabiam dizer, e alegaram que teria de contactar o meu balcão. E assim fiz!

O balcão alegou erro, pediu desculpas e referiu que o cartão iria imediatamente ser anulado. No entanto, alguns meses depois verifiquei num extrato referências à existencia do cartão o que me levou a contactar novamente o balcão.
Infelizmente, e num novo pedido de desculpas, teria havido novo erro e o cartão ainda se encontrava activo! Mas nada de preocupante pois a situação iria ser exposta e o cartão anulado.

Pois sim. Um ano depois, fui debitado da anuidade do cartão, que eu não queria e nem sequer possuia por o ter devolvido ao balcão! Contactei mais uma vez o balcão, que repetiu as desculpas habituais, alegando que iriam repor o dinheiro e que tudo se resolveria. Faz agora quase um ano, o dinheiro ainda não entrou e desconheço se o cartão se encontra anulado, sendo que informação obtida há três meses atrás o referiam como activo, tendo já eu contactado novamente o balcão no sentido de o anular definitivamente e de me reporem o dinheiro, ameaçando mesmo retirar as minhas contas do banco (o que farei caso não se resolva isto rápidamente).

Agora surgiu-me uma nova!

A Ordem dos Engenheiros, da qual faço parte, fez uma parceria -- que muito elogio pois estas parcerias normalmente trazem grandes vantagens aos sócios -- que permitem a estes aderir ao cartão Caixa Gold, com vantagens especiais.

Até aqui nada de novo, não fosse o facto de ter recebido um cartão em minha casa, sem que eu tivesse solicitado fosse o que fosse. Esse cartão foi devolvido à Ordem dos Engenheiros, com a alegação de que não estaria interessado.

Curiosamente recebo agora uma cartinha da caixa, dando-me as boas vindas ao Caixa Gold, com um extracto de movimentos de 0 Euros, e com o textozinho de que caso não mova 9.000 euros/ano, ser-me-à debitada a mensalidade do cartão (65 euros).

E é este o pais que temos. Está um gajo sentado e sossegado em casa, e recebe um cartão que obriga a mil e uma merdas para anular, e que curiosamente até se activam sozinhos, sendo depois debitadas as mensalidades.

Depois admiram-se dos lucros dos bancos!

Post gentilmente enviado por Mário Ferreira

5 comentários:

  1. Mário, do lado de cá do atlântico, vc não só receberia seu dinheiro de volta como ainda receberia uma boa recompensa por DANOS MORAIS, só pelo fato de terem "aceitado" o cartão por vc!.. Ia dar pouco trabalho entrando no Juizado de Defesa do Consumidor, e era dinheiro certo! O banco ou a operadora teriam de PROVAR que vc aceitou o cartão. E sem ter como fazer isto, o juiz nem pisca: multa e multa pesado! O Brasil é carnavalesco, mas tem algumas vantagens! heheheh

    ResponderEliminar
  2. Há coisas que não entendo!
    Estive a falar com um primo meu que trabalha num banco e ele refere-me que é crime activar um cartão sem autorização da pessoa.

    No entanto a mim aconteceu-me duas vezes. É vergonhoso, e ainda não sei como agir. O Santander Totta garante que me vai repor a situação e pede desculpas. Já a Caixa Geral de Depósitos ontem recusou-se a aceitar o cartão que o meu pai lhe foi levar exigindo que seja o titular da conta a tratar disso. Uma linda situação que me vai obrigar a deslocar lá, sendo que eu nem sequer pedi cartão nenhum.

    ResponderEliminar
  3. Mario... e que tal uma cartinha registada para o Banco de Portugal?

    Perdes uns minutos, mas pode ser que tenha o seu efeito...

    Se não fizermos nada estes abusos vao estar sempre a aumentar.

    E é para não entrarmos por outros caminhos, senão como o Rogério disse: era logo com processo em cima e ainda saias com uma indemnização por danos morais. :)

    ResponderEliminar
  4. Carlos... Não acredito que tenha consequências para eles.

    Não te esqueças que eles tem uma solução simples. "Ah desculpe, enganamos-nos".

    Quando muito poderá acelerar o processo de resolução, e ai sim, já será realmente uma ajuda

    ResponderEliminar
  5. Escreve uma carta registada, com aviso de recepção, ao "gabinete do Provedor do Cliente" referente aos bancos, ou, como disse o Carlos, ao Banco de Portugal. É uma maneira da queixa ficar registada e tenho quase a certeza de q neste caso consegues reembolsar o dinheiro rapidamente. Disseram-me q estes gabinetes são rápidos a tentar resolver as queixas apresentadas, e soube dum caso q, por mto menos, ficaram do lado do cliente e a entidade em causa teve de devolver o dinheiro.
    Tentar não custa. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails