sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Aumentos em Portugal - a solução para a crise

Já era sem tempo!... Que tal vos parece um aumento de 30% em três anos? Humm? Parece-vos bem? 10% ao ano?

Pois a mim também pareceria... não fosse o aumento ser nas despesas e não nos ordenados.
Mais concretamente este é o aumento que nos foram impingindo nos combustíveis, e que nos vai saindo da carteira de cada vez que pomos o carro em andamento.


Ora veja-se o gráfico da evolução do preço do gasóleo nos últimos anos...
(com uma linha de tendência futura que até é bem optimista)

Em Junho de 2005, um litro de gasóleo custava 0,85 Euros; actualmente já vai em 1,13 Eur. - e o mais preocupante é que a seguir a tendência das últimas semanas, no fim do ano já será bastante mais!



Estes valores são os que eu tenho guardados do meu uso pessoal - costumo meter sempre nas gasolineiras mais baratas, ou as que oferecem descontos: em Espinho a Repsol à segunda-feira tem 5 cêntimos de desconto por litro - portanto estas minhas estatísticas andam desfasadas "para baixo" pelo menos 5 cêntimos.

Refira-se também que não consegui encontrar nenhuns dados oficiais com a evolução do preço dos combustíveis ao longo dos anos. Aliás, nem as gasolineiras disponibilizam os preços actuais em lado nenhum! É mesmo uma pouca vergonha! Devem achar que se não publicarem os dados, o Zé Povinho não repara...

Felizmente gosto de ter tudo controlado, e tenho todos estes dados guardados (consumos do carro, preços, etc.)

Ou seja, cêntimo a cêntimo (e tendo em conta que os aumentos de ordenado nestes três últimos anos foram praticamente nulos ou efectivamente negativos) o que é certo é que os Portugueses gastam mais de 30% do que gastavam em combustíveis há três anos atrás - mais ainda se considerarmos os outros aumentos: EDP, água, comida, etc.

Em vez de nos andarem a depenar a conta gotas, eu iria sugerir uma terapia de choque:

Ponham já o preço dos combustíveis a 5 Euros por litro! Ou melhor, 10 Euros/litro!
Pronto, fica logo arrumado o assunto! 99% da população fica logo "encalhada" e obrigada a andar de transportes públicos, acaba-se a poluição no centro das cidades... é so vantagens!

E melhor de tudo, os Portugueses passam a ter mais umas centenas de euros por mês, poupando o que antes gastavam em combustíveis.

Se o pessoal quiser sair ao fim de semana, tem que se juntar para pagar o combustível a meias (até incentiva a camaradagem e tudo - mais uma vantagem).

Acabam-se os engarrafamentos, deixa de ser preciso construir mais auto-estradas e sei lá que mais - a Brisa vai à falência porque ninguém passa nas portagens (era bom era!) - incentiva-se o uso de bicicletas... errr... lá vinha mais um imposto sobre as bicicletas... (mas de certeza que ficava mais barato que o novo Imposto de Circulação ou lá como se chama)
Conclusão, eram mais vantagens que desvantagens.

Portanto: proponho uma Petição para aumentar o preço dos combustíveis!

Que tal? Apoiam-me nesta luta?

9 comentários:

  1. Permitam-me uma correcção.

    Posso afirmar que em Abril de 2004, altura em que comprei o meu Rover, metia gasóleo a 0,70 centimos na GALP.
    Actualmente na GALP o gasóleo está a 1,194, e não a 1.13...

    Basta fazer as contas. O gasóleo subiu aproximadamente 50 centimos em 3 anos, ou seja 71,4%, o que equivale a 23,8% AO ANO!

    ResponderEliminar
  2. Eu disse que meto o gasóleo nos sítios mais baratos, e que portanto há um "offset" a corrigir...

    Mas como disse, o pior nem são os 30% ou 40% ou 70% dos últimos 3 ou 4 anos - o pior é que a tendência futura é que sejam 100% ao ano!

    Portanto, porquê esperar? Dêem já um golpe de misericórida, em vez de manterem a hipocrisia actual...

    ResponderEliminar
  3. Obviamente que nao, senao depois nao podes vir a dar gás na VCI na descida do "Dragão", e dares com aquelas gaijas a atravessar-se na faixa.

    ResponderEliminar
  4. então não posso apoiar essa luta injusta! Eu não moro ao lado do trabalho :P

    ResponderEliminar
  5. tal como os milhares de pessoas q todos os dias andam de comboio, metro e autocarro. :P

    Mas fazes bem em pagar o gasoilo, as portagens, e todos os impostos. O Zé agradece! :)

    ResponderEliminar
  6. é.. uns gajos têm a vida facilitada... começa a ir de bicicleta! o Zé agradece! ;)

    ResponderEliminar
  7. Estas subidas são o que se chama a «morte lenta»... A única solução parece-me ser fazer greve ao uso dos automóveis, mas tornámo-nos todos demasiado comodistas para o fazermos! Ou termos um governo como deve ser que deixa de cobrar impostos ridículos que não vemos nopaís ao lado. Ou, para remediar, enchermos hoje o depósito para prevenir a subida de amanhã...

    ResponderEliminar
  8. Nao cobrar ou cobrar impostos acaba por ser irrelevante... isto é uma situação insustentável. Anda tudo a tentar esconder o facto que isto, mais ano menos ano, mais década menos década, acaba-se e pronto. E quanto mais se espera, mais chulado se vai ser.

    Ah... e pra quem nao reparou, já subiu outra vez. Gasoleo 1,20 na BP!
    (So para chatear mais, a Galp em badajoz vende o gasóleo a 1,05 - mas cá em "casa", é o que se vê!)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails