domingo, 15 de março de 2020

Taxa de mortalidade do coronavirus por idades


Porque parecem haver muitas pessoas em completo pânico devido ao coronavirus e covid-19, importa não perder a perspectiva de que, para a maioria das pessoas que tem feito este "festival", a doença não apresenta qualquer ameaça directa.

Embora tenha uma taxa de mortalidade superior à de uma gripe "normal", a taxa de risco continua a ser bastante reduzida para todas as pessoas com idade inferior a 50-60 anos (com as devidas excepções de pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, imunodeficientes, etc.) O caso apenas se complica drasticamente para as pessoas com mais de 60 anos, e de forma progressivamente pior à medida que a idade aumenta, chegando a quase 15% de mortalidade para pessoas com mais de 80 anos.

Todas as medidas de prevenção devem, por isso, ser encaradas tendo isto em consideração. Não são os mais novos e adultos que têm que estar em pânico com o covid-19. Devem é estar conscientes de que todas as suas acções / precauções são necessárias para evitar que o contágio chegue a essas pessoas para quem o covid-19 será verdadeiramente mais problemático.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é de despreocupação, é de consciencialização e "des-panicação". Ninguém em pânico pensa racionalmente (veja-se o açambarcamento de papel higiénico e conservas), e é importante que se mantenha essa racionalidade.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails