Diz-se que o valor da arte é altamente subjectivo, mas o que não é subjectivo é terem havido duas pessoas que pagaram 120 mil dólares por uma banana colada à parede com fita adesiva, fazendo com que a terceira criação tivesse o preço aumentado para os 150 mil dólares.
A criação do artista italiano Maurizio Cattelan chama-se (apropriadamente) "Comedian", e é de facto aquilo que se vê: uma banana, colada com fita adesiva, numa parede. Apenas e só.
E nem sequer se pode dizer que será uma obra durável, já que é de facto uma banana verdadeira e não uma réplica em plástico ou material mais duradouro.
... Ao menos é uma obra de arte com a qual não há grandes preocupações com roubos. Se alguém decidir roubar - ou comer - a banana na galeria de arte em que estava em exposição, basta ir buscar outra banana e colá-la novamente na parede. Quantas outras obras de arte podem dizer o mesmo?
Actualização: não foi preciso esperar muito...
a guy at Art Basel pulled the banana worth $120k off the wall and ATE IT!!!! here’s him being escorted out pic.twitter.com/w6Z7mHHSGC— jonathan munoz stan account (@isaaacarrasco) December 7, 2019
Sem comentários:
Enviar um comentário