segunda-feira, 1 de julho de 2019

Máscara de silicone de ministro francês rende €80 milhões


Se pensam que a táctica das máscaras tão popularizada na saga Missão Impossível é irrealista, tentem dizê-la aos bandidos que conseguiram 80 milhões de euros com a ajuda de uma para se fazerem passar por um ministro francês.

O esquema era simples, os bandidos iniciavam o contacto com empresários, dizendo que iam da parte de Jean-Yves Le Drian, ministro da defesa francês entre 2012 e 2017, e actual ministro francês da Europa e Negócios Estrangeiros. A história era a de que precisavam de donativos para ajudar a pagar o resgate de jornalistas capturados no médio oriente, já que o governo francês, oficialmente, não negoceia com terrorista. Esta era também a desculpa para que os donativos fossem enviados para uma conta na China, para que não pudesse ser relacionada com eles.

O primeiro contacto era telefónico, mas as vítimas que dessem continuidade ao processo tinham posteriormente direito a uma videochamada com o suposto ministro, que na verdade era apenas uma pessoa com uma máscara de silicone sentado numa secretária que replicava a do ministro real.

Com 80 milhões de euros na conta... acho que se pode dizer que a táctica da máscara está mais que comprovada!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails