sábado, 22 de dezembro de 2018

YouTuber cria bomba de brilhantes para se vingar de ladrões


Mark Rober é um engenheiro tornado YouTuber que levou a cabo uma invulgar vingança contra os ladrões que roubavam encomendas deixadas à porta de sua casa, criando um pacote falso que espalhava pó brilhante por todo o lado... e mais algumas surpresas inesperadas.

Nos EUA há áreas onde é comum os serviços de entregas deixarem simplesmente os pacotes à porta de casa dos destinatários. Se por um lado isso poderia fazer-nos pensar que nessas zonas só vivem pessoas sérias, a realidade demonstra - infelizmente - o contrário, não faltando pessoas que não resistem a uma "prenda de Natal" de última hora, à distância de uns poucos passos do passeio. Mark Rober passou por essa desagradável experiência ao descobrir que tinha sido vítima de um desses furtos, e ficando ainda mais frustrado por a polícia dizer que não podia fazer nada, nem mesmo ele tendo vídeos que mostravam a pessoa a furtar a sua encomenda - e por isso, decidiu passar à acção.

Para combater o sentimento de impotência face ao sucedido, Mark Rober idealizou um plano algo maquiavélico, criando um pacote que parecia ser uma coluna HomePod da Apple, mas que na realidade consistia num complexo dispositivo contendo num sistema de projecção de pó brilhante, acompanhado por quatro smartphones usados para gravar vídeo e enviá-lo para a cloud (e para localizar o pacote via GPS), e ainda uma bomba de mau cheiro - com esta última a ser o detalhe táctico para tentar fazer com que os ladrões se livrassem da caixa o mais depressa possível, antes que se apercebessem que o pacote continha os smartphones a gravá-los.

Pois bem, o projecto resultou em pleno, e graças a ele foram apanhados não um, nem dois, nem três, mas sim muitos mais ladrões de pacotes. Curiosamente, recentemente falou-se de que a própria Amazon está a considerar utilizar pacotes também com câmaras, para tentar apanhar estes ladrões, em áreas onde este tipo de furto tem estado a aumentar.



P.S. Neste caso os efeitos desta armadilha foram inócuos e apenas tinham objectivo envergonhar os meliantes; mas imaginem que em vez de pó brilhante fosse uma bomba com tinta permanente, e que em vez de um spray de mau cheio fosse algo bem mais tóxico?

P.S.2. Se alguém decidisse tornar este pacote num produto comercial, acho que não iam faltar interessados! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails