quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

E se o ano tivesse 13 meses?


Acham um pouco ridículo - para não dizer confuso - que o nosso calendário tenha meses que tanto têm 30 dias como 31, e que alternam de mês a mês... excepto de Julho para Agosto e de Dezembro para Janeiro - e nem vamos meter o mês de Fevereiro à mistura com os seus 28 ou 29 dias? Pois bem, há que tivesse proposto um formato bem mais simplificado.

O International Fixed Calendar propunha a utilização de um calendário de 13 meses em que todos os meses teriam 28 dias, começando a um domingo terminando a um sábado. Estes meses seriam complementados anualmente por um "dia do ano" extra para totalizar os 365 dias.

A ideia pode parecer louca (ou não tão louca assim), mas o mais surpreendente é descobrir que Eastman Kodak era um grande defensor deste calendário, ao ponto de o ter implementado na sua empresa. Sim, a Kodak utilizou este calendário a partir de 1928... e, quer acreditem ou não, continuou a utilizá-lo até 1989! Uma calendário que aparentemente era apreciado também pelos funcionários e pela contabilidade, que assim tinham meses sempre "certinhos" para processar salários.

... Se calhar não seria má ideia reconsiderar-se a utilização deste calendário... mas considerando o mundo em que vivemos, em que continuam a haver países (bem, um, pelo menos!) que nem sequer se converte ao sistema métrico usado por 99% do planeta... não me parece que existam grandes hipóteses de que tal tentativa gerasse algum consenso a nível mundial.

2 comentários:

  1. Começando a uma segunda e terminando a uma sexta?! Não será bem isso 😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai... estava em modo bilingue na língua errada... corrigido, obrigado. :)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails