sábado, 31 de dezembro de 2016

A evolução do Mundo nos últimos 200 anos


Por vezes pode ser enganador pensar que "nada muda" neste mundo, e que tudo permanece na mesma, mas nada como expandir um pouco a escala temporal e espreitar alguns critérios analíticos, para constatar que há muitas coisas que mudaram... e muitas delas para melhor.

Este site compilou a evolução do mundo ao longo dos últimos dois séculos, apresentando os resultados em forma de percentagem fácil e de perceber.

A percentagem de pessoas a viver em condições de pobreza extrema passou de 94% em 1820 para menos de 10% em 2016; a mortalidade infantil também passou de uns assustadores 43% para menos de 5%; a literacia e educação básica sofreram evolução idêntica; temos ao aumento do número de países com governos democráticos; o fim das colónias; a vacinação e erradicação de doenças, e muito mais.

Se é certo que estamos longe de ter um mundo perfeito e muito há ainda por fazer; há também que reconhecer que muito já foi feito, e temos muitas conquistas positivas que nos fazem ter esperança de que o futuro da humanidade seja risonho.

... Esperemos apenas não estar enganados!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails