sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

62 pessoas têm metade da riqueza do planeta


Que se lute pela possibilidade de todos serem "ricos", muito bem. Mas quando se descobre que apenas 62 pessoas detêm metade da riqueza existente em todo o planeta, e que o 1% mais rico tem mais que os restantes 99%... não deixará de ser esclarecedor de que haverá um qualquer desequilíbrio no sistema.

Acho que estamos a assistir no mundo real àquilo que bem conhecemos quando se joga o Monopólio, em que inevitavelmente um dos jogadores se começa a tornar tão poderoso que açambarca tudo e deixa os restantes jogadores na miséria... Nessa altura, no jogo, normalmente é sinal de que o jogo chegou ao fim, e se volta a fazer uma nova ronda (ou se passa para outro jogo); no mundo real, não me parece que a solução vá ser assim tão simples.

Importará talvez relembrar a esta dezenas de pessoas que, por muito dinheiro que tenham, o seu tempo neste planeta se reduz a umas fugazes dezenas de anos; e que não poderão levar todas essas riquezas acumuladas consigo (nem mesmo que sintam vontade de criar umas majestosas pirâmides em jeito de monumento). Talvez se calhar se possam preocupar em garantir que o mundo que cá fica vá sendo um local cada vez melhor, para todos... em vez de simplesmente se preocuparem em contratar mais e mais guarda-costas e empresas de segurança para os manter isolados dos restantes 99% do mundo. Digo eu...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails