quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Pombos ajudam a diagnosticar cancro em mamogramas


Ao contrário do que acontece com os taxistas, que vão agredindo condutores do Uber; ou dos artistas, que vão taxando os gigabytes de memória; os pombos não tiveram forma de serem compensados desde que a sua função como pombo correio se tornou obsoleta. Mas isso poderá estar prestes a mudar, agora que foi demonstrado que são capazes de identificar cancro em mamografias com uma precisão que pode chegar aos 99%.

Aqui não estamos perante a lotaria do polvo Paul que previa os resultados dos jogos de futebol. Os investigadores simplesmente treinaram os pombos a diferenciar imagens de mamografias com/sem cancro, e descobriram que os pombos fazem um excelente trabalho. Embora cada pombo individualmente apenas tenha uma precisão de 85%, ao se combinarem os resultados de quatro pombos diferentes essa precisão sobe para os 99%, ficando ao nível do que se obteria com uma inspecção humana.

No entanto, não esperem ver pombos nos laboratórios médicos nos próximos tempos. Este estudo quer apenas analisar o processo de visão e selecção que os pombos estarão a utilizar, para tentar melhorar os algoritmos de detecção de imagem usando pelos sistemas automatizados, assim como ferramentas que facilitem essa visualização por humanos.

... Parece que os pombos terão que continuar à espera de novas oportunidades de carreira profissional...

1 comentário:

  1. Ah... da maneira que os governos querem a todo o custo ver as nossas comunicações sinto que eles vão voltar a ter trabalho mais rápido do que pensamos :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails