quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Nem tudo são rosas nos testes da NASA onde ficas deitado 3 meses


Ganhar milhares de dólares para ficar deitado sem fazer nada? Quem é que não gostaria de o fazer? Mas é isso mesmo que a NASA propõe regularmente, pagando 18 mil dólares a quem estiver disposto a ficar deitado durante três meses. Só que a realidade pode não ser tão agradável quanto se imaginaria...

O relato de uma destas cobaias, que foi seleccionada para estas experiências que visam estudar os efeitos da "falta de gravidade" (a possível, aqui na Terra) para avaliar as missões de longa duração no espaço, revela-nos que por muito atractivos que os milhares de dólares possam ser - este trabalho não é definitivamente para todos.

Para além de se estar continuamente a ser monitorizado e testado, quando chega a fase de ficar deitado (e com inclinação ligeiramente negativa - com os pés mais elevados que a cabeça), não é como se estivessem na cama todo o dia mas pudessem levantar-se para ir à casa de banho ou tomar banho. Não, é mesmo ficar deitado durante mais de 2 meses! Depois de um período de habituação onde não faltam dores de cabeça (e os intestinos a "acumularem" devido à ausência da gravidade para os ajudar), e onde se descobre que afinal não é assim tão prático fazer nada "normal" estando deitado, as cobaias lá vão aprendendo a lidar com a situação e aproveitar da melhor forma o tempo livre que têm fora dos exames e testes.

Se calhar, é mesmo questão de habituação, pois parece haver candidatos que fazem disto o seu modo de vida - embora fiquem os braços tão esburacados de tanto tirarem sangue para análises que até já aprecem "junkies".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails