sábado, 13 de setembro de 2014

Mistério das Rochas Deslizantes do Vale da Morte foi resolvido


Por muitas coisas que se descubram e expliquem, por vezes continuamos a deparar-nos com fenómenos que parecem desafiar qualquer explicação racional. Um desses fenómenos era o das rochas deslizantes no Vale da Morte... e cujo mistério foi agora finalmente desvendado.

As rochas deslizantes deixariam qualquer pessoa intrigada. Num deserto completamente plano, algumas rochas pareciam deslocar-se sozinhas, deixando longos rastos no solo. Há mais de um século que pessoas têm "derretido os neurónios" a tentar explicar o fenómeno, mas finalmente com a tecnologia actual, foi possível manter uma observação contínua sobre estas misteriosas rochas, e apanhá-las em movimento.

Embora já tivesse sido anteriormente proposto, ficou agora confirmado que estas rochas velejante se movem realmente graças ao vento, quando as baixas temperaturas criam uma fina camada de gelo no solo e sob as rochas, permitindo que deslizem com pouco atrito,

E tal como nos truques de ilusionismo... depois de se saber o segredo, toda a magia se desvanece e deixa uma sensação de "afinal... era só isto"? (E torna-se impossível extrapolar: quantos outros fenómenos ainda sem explicação, que por vezes originam complicadíssimas e rebuscadas teorias, não terão igualmente explicações absurdamente simples? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails