sábado, 21 de setembro de 2013

Utah passa limite de velocidade para 130Km/h por ser mais seguro


No Utah, os condutores vão poder encontrar mais estradas com limite de velocidade de 80mph (cerca de 130Km/h) em vez das habituais 75mph (120km/h), e o motivo para isso é que depois de terem sido feitos vários estudos se concluiu que é mais seguro circular a essa velocidade.

Seria bom que por cá se fizessem estudos idênticos, já que considerando a maioria dos veículos e as nossas auto-estradas, é "criminoso" manter uma velocidade de 120Km/h - que, sejamos francos, quase ninguém cumpre. O verdadeiro perigo está em permitir que seja legal circular nestas estradas a velocidade de 60 ou 80Km/h! Já que o diferencial de velocidade máxima-mínima é que se torna no factor de risco.

Para mim era simples... auto-estradas: velocidade mínima de 110Km/h, velocidade máxima de 150Km/h; com a consideração especial de faixas "lentas" em subidas íngremes para veículos que não pudessem manter a velocidade mínima.

(E isto para não ser mais radical e propor a ideia de auto-estradas com velocidade de circulação única! Que resolveriam de uma vez por todas a questão das ultrapassagens ou picanços - era tudo a seguir tipo comboio à mesma velocidade, e mais nada! - Mas isso penso que só quando se tirarem os humanos do volante e deixarem que sejam os carros a conduzir sozinhos é que poderá vir a ser possível.)


2 comentários:

  1. Carlos, TODOS em maiúscula, estudo demostram que mais 10km/h duplicam o risco, vai lá para os países que cumporem a velocidade perceber porquê têm menos acidentes, grave mjuito grave o que dizes. Podes ter um grande carro, ser o Schumacher, mas a 150 o tempo de demoras a reagir estás enfiado no carro da frente.

    http://www.velocidade.prp.pt/default.aspx?Page=4162

    ResponderEliminar
  2. http://www.invicta.pt/codigo/tempo_reaccao.asp

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails