sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Os Incêndios


A época de Verão é um período que todos os portugueses apreciam... mas que alguns encaram com maior receio e respeito. É que para além de ser época de praia e férias, é também época para os terríveis incêndios que desbastam as nossas florestas.

Se por um lado temos que aceitar os incêndios como fenómeno natural e essencial para a renovação das espécies; por outro lado somos confrontados com situações que me parecem ser verdadeiramente inadmissíveis. Expliquem-me lá como é que, ano após ano, se admitam que haja incêndios a ter início à noite em locais remotos? Porque motivo os incendiários que são apanhados num ano, muito provavelmente estão cá fora no ano seguinte a tempo de continuar a sua "obra"? E pior ainda... como se o dano causado já não fosse completamente inaceitável, o que dizer das vidas humanas que se têm perdido à custa disto?

Há muitas coisas que estão mal: diz-se que a parte da prevenção tem falhado completamente; assim como a parte "posterior", a nível da reflorestação com espécies mais adequadas em vez do "enche tudo" eucalipto.

Certamente haverá pelo menos uma dúzia de pessoas em Portugal que se dedica a estudar estas áreas e que poderia definir as linhas gerais das coisas essenciais a fazer.

É que por muito que se goste de ver a eficácia dos bombeiros em acção, penso que todos concordarão que será sempre muito melhor quando eles podem estar descansadinhos nos quartéis, a morrer de tédio por não "acontecer nada".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails