segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Suécia testa Horários para Noctívagos


Têm problemas em sair da cama de manhã, mas à noite sentem-se frescos e despertos, capazes de aguentar até às altas horas da madrugada? (Bem vindos ao clube! ;)

A verdade é que há diferentes tipos de pessoa, e na Suécia isso está agora a ser levado mais além com a introdução da chamada "Sociedade B" - uma sociedade que quer ter em conta os diferentes ritmos biológicos de cada indivíduo e oferecer horários alternativos de funcionamento para escolas, locais de trabalho, universidades e organizações.

Segundo alguns estudos, os ciclos biológicos de diferentes pessoas pode variar entre as 23 e as 27 horas, sendo que no caso das pessoas com ciclos mais curtos não terão grandes dificuldades para se levantar de manhã, mas no caso das outras... a produtividade será atingida apenas no final do dia.

A primeira instituição sueca a implementar o esquema é uma escola secundária de Gotemburgo, que a partir de Setembro irá oferecer turnos opcionais entre as 20h e as 8h.


Numa sociedade que cada vez mais vive "24h por dia", não será simplesmente lógico que este tipo de preferência horária possa/deva ser levada em consideração? Ou será preferível insistir que todos são iguais, e depois reclamar com alunos que durante a manhã preferem continuar a dormir; e do lado oposto, impôr turnos nocturnos a quem à noite já esteja "aterrado"?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails